Análise e Supervisão de Casos
A supervisão psicanalítica tem como objetivo auxiliar na elaboração e sustentação da clínica do analista.
Aqui não estamos falando de uma autorização hierárquica provinda da posição de um superior, um mestre, um posto elevado do saber, ou ainda um saber totalizante.
A função do supervisor se estrutura na responsabilidade e a apropriação do manejo e da escuta clínica diante do inesperado, tendo como alvo a condução realizada ou a ser que o analista conduz.
Aprenda uma importante ferramenta profissional em terapia. É através da Supervisão que se dá a integração dos conhecimentos: aluno-paciente-analista.
Uma aprendizagem que permite ao profissional desenvolver os conhecimentos, as competências e a consciência da responsabilidade da prática clínica.
Promover a reflexão através da prática, identificar soluções para os problemas, melhorar a análise e aumentar a compreensão das ações profissionais.
Descubra o perfil do estudante e do profissional formado, para compreender os seus processos e assim compreender com mais profundidade os casos clínicos.
A supervisão visa o olhar a o desenvolvimento de competências no aluno e a promoção deste numa atitude de confiança e de responsabilidade pela qualidade do ensino, transmissão e a prática clínica.
Você terá acesso a uma formação estruturada que te capacitará no manejo de forma fundamental na atuação do profissional. O objetivo é propiciar que a supervisão possa ser realizada de forma teoricamente embasada e tecnicamente consistente.
“Embora se saiba que o movimento inconsciente nunca cessa, e que não há procedimento capaz de revelar, por completo, aquilo que determina a tônica da relação do sujeito com o mundo, a prática da supervisão tem sido reconhecida como um dos alicerces capazes de complementar o suporte que a análise pessoal fornece ao trabalho do analista” (GARRAFA, 2006, p.83).
“é impossível falar da própria análise com alguém que seja designado para essa função.(...) A única maneira de falar sobre a própria análise é a propósito de um objeto terceiro. E a situação mais indicada para ouvir alguma coisa sobre isso existe: é a supervisão” (VALABREGA apud GARRAFA, 2006, p.86-87).
PÚBLICO
Psicanalistas e Psicólogos.
Conteúdo Programático
2- Apresentação e Objetivos do Curso
3- O conceito geral de Supervisor
4- Conceitos de Supervisão Clínica
5- Qual foi a sua origem histórica
6- Qual é o seu efeito formador
8- Em que consiste e para que serve a supervisão
9- O que caracteriza a demanda para supervisão
11- Compreendendo um pouco mais os sofrimentos
12- A arquitetura dos conflitos
13- Revisão de conhecimentos essenciais
14- Conceitos Fundamentais do Supervisor
15- Características de um Supervisor Clínico
16- O Supervisor e Supervisionado
21- Violações e distúrbios do setting terapêutico
23- Avaliação do processo e do desempenho do Supervisor
24- Roteiro de avaliação e formulação de casos clínicos para Supervisores iniciantes
Total de Horas Aulas: 72horas/aula
Psicanalistas, Psicólogos e Estudantes.
Certificado de Curso Livre emitido pela Casa da Psicanálise.
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/mensal 6 pagamentos
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