1) Fundamentos da Psicanálise
Neste módulo você estudará as bases para a compreensão da psicanálise, origem, funcionamento, Estruturas, objetivos, livros necessários durante a formação, filmes, Documentários, áreas a serem pesquisadas, deslumbrando o fascinante mundo da mente e do inconsciente humano.
2) O Processo do Self
Uma parcela significativa do processo terapêutico está ligada ao
autoconhecimento, segundo o professor e psicanalista Ricardo Dih Ribeiro, a individuação representa 80% de todo processo de mudança do paciente, embora seja apresentado num único módulo, este conteúdo será trabalhado durante toda a sua formação. Encontrar-se consigo mesmo, compreender-se, aceitar-se e iniciar mudanças e ajustes internos é o resumo deste transcendente módulo.
3) Funcionamento Psíquico
Nenhuma mudança poderá ocorrer sem o conhecimento do funcionamento de todo o processo. Aqui você irá descobrir a fascinante estrutura do funcionamento da sua mente, o famoso aparelho psíquico. Como sua mente funciona e como ela capta as informações, como aciona a memória, defende-se, cria fantasias, mentiras, recalques, traumas, enfim, como transita toda a energia psíquica e como podemos efetuar as intervenções.
4) Teorias Psicanalíticas
Há mais de 100 anos, Sigmund Freud fundou uma prática clínica destinada a cura e ao tratamento do que ele denominava afecções nervosas. Alguns dominados por dores e manifestações corporais sem explicação médica, outros sobrecarregados por pensamentos desconcertantes, que os impeliam a se comportar de forma involuntária, causando muito sofrimento. Freud também se deparava com casos em que um medo infundado surgia na vida de um indivíduo, o impedindo de manter uma vida saudável. Observando tais manifestações, ele se pôs a pesquisar as possíveis causas psíquicas de tais fenômenos.
Freud deu início a sua jornada pela hipnose, mas com o tempo e a experiência, formulou um novo método, livre da sugestão hipnótico. Surge daí, a Associação Livre, onde por meio das palavras ditas livremente, a cura poderá advir.
Com o passar do tempo, e com a expansão da psicanálise, novos modos de sofrimento foram descobertos. O pensamento mudou, a abrangência da psicanálise atingiu novas culturas e nações, a tecnologia se desenvolveu depressa, e assim, transformações ocorreram entre os indivíduos.
Perante a tantas mudanças, psicanalistas se colocaram a complementar o pensamento freudiano para que abrangesse outros campos de atuação clínica. Nesse meio encontramos autores como Ferenczi, contemporâneo de Freud, Melanie Klein, Jung, Winiccott, Lacan, com o seu famoso ?Retorno a Freud? entre outros importantes nomes.
Neste módulo, portanto, estudaremos as principais contribuições dos grandes teóricos da psicanálise que estão presentes em nosso curso e em nossa prática clínica. Observaremos suas semelhanças e diferenças, e o que caracteriza o modo de pensar particular de cada autor.
Seja bem-vindo a essa linda jornada histórica de Freud ao pensamento contemporâneo, que conserva com muito carinho as descobertas do pai da psicanálise!
5) Metapsicologia & Fases Psicossexuais
Freud em sua teoria, formulou essa construção através de estágios, que chamou de Fases Psicossexuais, onde em cada fase, necessidades diferentes são postas em ação em busca de satisfação e acolhimento, questões chave para o desenvolvimento maturacional saudável.
É aqui que também encontramos a presença de falhas ambientais que marcaram a vida de uma pessoa, podendo levá-la a algumas dificuldades em vários âmbitos, tanto na vida infantil como na adulta.
6) Interpretação dos Sonhos
Um capítulo especialmente para o estudo dos sonhos e você compreender o mundo onírico, de como o inconsciente pode enviar informações preciosas ao consciente e como você poderá interpretá-las no processo terapêutico.
Sua importância não decorre somente pelo conteúdo apresentado, mas também possui um caráter histórico já que em 1900 Freud publicou seu livro.
A Interpretação dos Sonhos, que deixou profundas marcas na cultura ocidental, revelando que o homem não é o centro de sua própria consciência, e que somos dominados por pulsões e anseios conscientes.
O sonho é a via régia para o inconsciente! Assim descreveu Freud, e isto que estudaremos nesse módulo!
7) Estados de Emergência do Ego
Na vida humana, muitas vezes podemos nos deparar com determinadas situações que podem exigir muito de nossa capacidade emocional, e nem sempre possuímos arcabouço para lidar com elas de forma adequada.
No módulo Estados de Emergência do Ego vamos estudar alguns aspectos destes estados que podem assolar os indivíduos, como a depressão, que podemos dizer que é uma das principais patologias que acompanham nossa contemporaneidade, junto com as tendências suicidas, que também acompanharemos neste módulo.
E para complementar, estudaremos a dinâmica dos transtornos bipolares segundo a visão psicanalítica.
8) Recursos Terapêuticos
Este módulo abordará termas diversos dentro de um tratamento psicoterapêutico, servindo-nos como recurso de trabalho, e expansão de nossos estudos.
Aqui traremos aulas sobre textos e artigos psicanalíticos, obras de literatura em geral, filosofias religiosas e idealistas, temas sobre a atuação do homem na contemporaneidade, entre outros saberes, necessários para a formação de um analista cada vez mais próximo da subjetividade de sua época.
9) Psicodinâmicas
Psicodinâmica é o estudo e teorização sistemáticos das forças psicológicas que agem sobre o comportamento humano, enfatizando a interação entre as motivações consciente e inconsciente.
Podemos dizer que a psicanálise é uma terapia psicodinâmica, já que em seu estudo é embasado em uma teoria que inclui processos psíquicos internos que interagem entre si e o mundo.
Seguindo este raciocínio, neste módulo abordaremos diferentes temas que englobam a psicodinâmica: Psicoterapia Breve, Psicoterapia de Grupo, Psicoterapia de Idosos e Psicoterapia do Casal.
Cada um destes temas aborda conceitos e pensamentos distintos, que auxiliará em nosso processo de formação psicanalítica, abrindo os leques de nossa escuta, e nos tornando familiarizados com determinados pontos necessários para a vida humana: O Amor, o envelhecer, o pertencimento há um grupo, entre outros temas.
10) Complexo de Édipo
Um dos mais incríveis conceitos da psicanálise para você compreender as razões e os motivos das suas escolhas na vida, um marco que com certeza revolucionará sua forma de pensar sobre você mesmo e o mundo a sua volta.
O Complexo de Édipo desempenha papel fundamental na estruturação da personalidade e na orientação do desejo e da sexualidade humana.
E isso tudo só pode ser desenvolvido no contato da criança com seus cuidadores.
Tal contato produzirá uma espécie de modelo matriz para nossas buscas, designando o nosso destino.
11) Neuroses
O que é neurose, as diferentes neuroses existentes, como surgem, seus efeitos nos relacionamentos humanos, como efetuar com segurança as intervenções e auxiliar seu paciente para que caminhe com mais segurança e equilíbrio em sua vida.
Neste módulo nos aprofundaremos na origem deste termo, e como a psicanálise de Freud e dos pós-freudianos descreveram e trataram estes fenômenos.
Compreenderemos o que é neurose, as diferentes estruturas existentes dentro dela, seus efeitos dentro dos relacionamentos humanos, e como propiciar um tratamento adequado para esta afecção, que podemos dizer, está presente na grande maioria de nós.
12) Psicoses
Durante muito tempo na história da humanidade as psicoses se coloram como um problema de difícil solução. Aqui estamos falando de estados de mente, que podemos chamar de limite, entre a realidade e o delírio.
No começo da Psicanálise este era um tema que intrigava Freud, chegando até mesmo dizer que a psicanálise pouco alcançaria conclusões sobre este tema. Mas com os pós-freudianos, Jacques Lacan principalmente, isso mudou, eles passaram a compreender a estrutura com um pouco mais de detalhamento, revelando que nestes casos, os limites da linguagem estavam em jogo, já que o que nos mantém conectados a este mundo é a linguagem em comum que nos liga a realidade.
Nas psicoses a dinâmica é um pouco diferente, a linguagem é outra, e isto que estudaremos neste módulo.
Em conjunto com este tema também abordaremos o tema da Psicopatia e os estados Borderline, ambos com suas particularidades.
Conheça aqui o lado um pouco mais sombrio da mente humana.
13) Sexualidade & Perversões
Você irá aprender a desmistificar conceitos, quebrar tabus, a compreender como lidar com a sexualidade humana e auxiliar o paciente numa área que ainda nos dias de hoje, é extremamente conflituosa na vida das pessoas.
Já em perversões compreenderá as razões dos desvios da sexualidade e como ocorre o sofrimento e as limitações sexuais e vindas pelas sexualidade no indivíduo.
Sexualidade no senso comum refere-se ao que podemos chamar de desejo sexual, erótico, ou seja, aplica-se as relações amorosas de caráter genital. Já em psicanálise, desde a sua criação por Sigmund Freud, este termo acabou tomando outras vias de compreensão, abarcando a totalidade da busca de prazer que o ser humano tanto almeja em suas relações. Aqui é o campo das relações afetivas, o campo do amor, independente da área na qual ele atue, desde a infância até a fase adulta, e as relações sexuais genitais, veremos que são apenas uma parte das manifestações da sexualidade humana.
Ao mesmo tempo, trataremos sobre o mecanismo da Perversão, que desde o início da psicanálise foi organizada como um tipo de estrutura de organização da personalidade, onde a marca do sexual se mostra extravagante, e causa repulsa e curiosidade por parte das pessoas que ousam escutar e falar sobre o assunto.
Aproveite este módulo, e vamos conhecer o que a psicanálise compreende sobre este tema tão rico, e que faz parte de nossas vidas e de nossos futuros pacientes.
.
14) Abordagens Específicas
Neste módulo, nos aprofundaremos sobre o livro de um psicoterapeuta chamado Irvin D. Yalom, que julgamos essencial para os alunos que irão iniciar uma prática clínica com psicanálise.
Como diz o subtítulo destinado a jovens terapeutas "Os Desafios da Terapia" é uma reunião de recomendações que abrange muitos aspectos do atendimento psicoterápico individual e algumas questões referentes às terapias de grupo. Sem se aprofundar nos temas Irvin Yalom faz entre outros tópicos uma síntese bastante convincente da importância da análise do próprio terapeuta da estrutura da transferência e de como ela reflete as demais relações do paciente das dificuldades mais comuns do atendimento da importância dos atos em contraposição às palavras de como não se devem tomar decisões pelo paciente da importância da análise dos sonhos.
15) Psicossomática
Doenças ou doentes, a psicossomática nos mostra que criamos doenças pelo não enfrentamento dos nossos conflitos.
A Psicossomática é uma ciência interdisciplinar, que estuda os efeitos sociais e psicológicos sobre processos corporais.
Podemos dizer que a psicanálise nasce em meio as dores de um corpo, onde não se encontrava nenhuma explicação médica para tais manifestações. Foi quando se observou que por trás de um corpo dolorido, há uma história cheia de contornos, mas que está amordaçada e inibida, mas anseia ser liberta. E pela ausência de palavras que a dor surge, o cansaço, o desanimo.
Neste modulo estudaremos qual a relação entre o corpo e o psiquismo, como essa relação é construída ao longo da vida, e o que podemos entender sobre o processo do surgimento de doenças.
Aprende como funciona a relação da doença e os processos psíquicos e seus órgãos correspondentes.
16) Mecanismos de Defesa
O ego quando não consegue enfrentar a realidade, defende-se dela a tal ponto em que você pode defender-se durante toda uma vida, não enxergando a realidade, e ainda criando realidades para poder sobreviver.
Aprenda aqui um número assustador de defesas que sem compreendê-las nada pode ser feito no processo terapêutico.
17) Anamnese
Pronto, agora você saberá exatamente como colocar em prática tudo que aprendeu e irá aprender.
A anamnese é um conjunto de técnicas para efetuar as perguntas ao seu paciente e o significado terapêutico de cada uma delas, dessa forma você efetuará uma pesquisa psíquica dos processos mentais traçando um método de tratamento centrado em seu paciente.
Aqui, vocês compreenderão o que busca o analista quando escuta seus pacientes, e quais os possíveis caminhos para que o processo de análise ocorra de forma gradual e efetiva.
18) Supervisão e Estudos de Casos
Este módulo se mostrará essencial para aqueles que optaram por iniciar uma prática terapêutica com psicanálise.
Estudaremos casos clínicos, desde os mais fundamentais para o nascimento da psicanálise, até outros que foram simulados para o estabelecimento do pensamento clínico na prática dos estudantes. Juntos acompanharemos casos reais e imaginários, e teceremos perspectivas e direções para o tratamento psicanalítico baseado nas situações que serão estudadas.
Outro ponto fundamental que será introduzido a partir deste estudo, é o início dos estágios supervisionados, destinados aqueles que percorrerão os primeiros passos na clínica psicanalítica.
Acompanhados por analistas mais experientes, os alunos irão compartilhar as dúvidas, reflexões e dificuldades que se apresentam em sua prática, buscando clarear o seu caminho em rumo a descoberta do inconsciente daqueles analisados que serão atendidos.