Os 3 Pilares Psicanalítico

1 - Teoria e a Técnica das diversas correntes da Psicanálise.


2 - Análise pessoal, onde o profissional deverá  manter-se sempre em análise.



3 - Supervisão, estudos e aprendizados.



1. No transcorrer do Curso de Formação em Psicanálise Clínica, concomitante as teorias e as técnicas de  Freud, estudaremos também todos os grandes teóricos das mais diversas correntes psicanalítica.  Diferente de todos os outros profissionais, o psicanalista apropria-se do conceito de inconsciente, pois  é devido ao fenômeno da transferência que a cura tem lugar.


A Psicanálise justifica sua origem e existência no âmbito clínico quando leva um sujeito a perguntar-se sobre seu sofrimento.


Este mesmo sujeito do pathos, que sofre mas também, se apaixona, que sente angústia mas também deseja.


2.  A experiência clínica da análise pessoal, buscas analisar o domínio permanente do  inconsciente sobre a totalidade da vida consciente, cabendo ao analista o trabalho de  tornar consciente o inconsciente. O analista atua como um decifrador, o qual, com  seus recursos técnico, é capaz de traduzir e revelar ao sujeito os seus desejos,  fornecendo-lhe sentido e apontado caminhos na solução de suas. 

A análise tem a   priori de recuperar o desenvolvimento emocional estagnado na(s) área(s) reflexiva,  cognitiva ou afetiva, por conseguinte equilibrar a razão e a emoçãoA experiência clínica da análise pessoal, buscas analisar o domínio permanente do  inconsciente sobre a totalidade da vida consciente, cabendo ao analista o trabalho de  tornar consciente o inconsciente. O analista atua como um decifrador, o qual, com  seus recursos técnico, é capaz de traduzir e revelar ao sujeito os seus desejos,  fornecendo-lhe sentido e apontado caminhos na solução de suas. 


A análise tem a   priori de recuperar o desenvolvimento emocional estagnado na(s) área(s) reflexiva,  cognitiva ou afetiva, por conseguinte equilibrar a razão e a emoção.


3. A supervisão é um processo de habilitação do candidato. A contribuição principal da  pesquisa é a abordagem psicanalítica no processo de supervisão, nesse sentido os  objetivos são:

Tornar apto e habilitado o candidato no uso do método psicanalítico.
Contribuir na aquisição da capacidade na lida com pacientes, fundamentado no discernimento do material analítico.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Política de Privacidade