Fórum

arrow_back

CEBOLA DENTRO DO QUARTO?

Ricardo Dih Ribeiro

26/10/2021 19:45:18


Existem diversas sabedorias populares que afirmam que a cebola tem o poder de absorver doenças. Mas será que isso é verdade? Veja abaixo de onde surgiu essa história e o que a ciência diz sobre isso.

Cebola que absorve doença – a origem da história

A origem desta história vem do início do século passado. Em 1919, uma forte gripe estava acometendo a população mundial e matou cerca de 40 milhões de pessoas. Os hospitais já não conseguiam controlar a epidemia e muitas pessoas estavam infectadas. Um médico então ouviu falar de uma família de agricultores que, apesar de morar em uma vila onde muitos cidadãos estavam infectados, todos eles estavam livres da doença e afirmavam que a razão disso eram cebolas. Intrigado, o médico resolveu investigar. Ele chegou até a casa da família incrédulo, pois a ciência jamais apontaria para aquela solução como a razão da família estar saudável em meio ao surto de gripe.

O chefe da família mostrou ao médico que dentro de cada quarto da casa, havia uma cebola não descascada em cima de um prato. Ele pediu autorização para analisar as cebolas e também os membros da família. Daí veio a sua surpresa: dentro de cada cebola, havia o vírus da gripe. No sangue da família: nenhum vírus detectado.  Essa é a origem da lenda de que a cebola pode absorver doenças.

O que a ciência diz sobre isso?

Não existem dados que comprovem que a cebola pode, de fato, absorver doenças. Mas alguns apontamentos são verdadeiros, por exemplo:

  • As cebolas têm uma grande capacidade de absorver vírus e bactérias do ambiente. Por isso, muitas vezes não é indicado conservar cebolas abertas, mesmo que estejam embaladas e refrigeradas, pois elas ficam contaminadas facilmente.
  • As cebolas puras têm propriedades antibacterianas e antibióticas, sendo utilizadas muitas vezes no campo da dermatologia para desinfecção. Para isso basta passar um pouco do sumo da cebola na área a ser desinfetada.

As propriedades medicinais da cebola

Milagres e poderes de absorção de doença à parte, há muitas propriedades medicinais comprovadas na cebola.

  • É muito nutritiva pois é rica em sais minerais (flúor, enxofre, cálcio, ferro, magnésio, potássio, manganês e fósforo) e vitaminas (C, A e E);
  • Por causa de seus nutrientes, elas são importantes para estimular o metabolismo e promover a digestão, além de ter um poderoso efeito diurético;
  • A cebola possui também glucochinina, que é um hormônio vegetal com ação antidiabética;
  • É um excelente expectorante, especialmente quando combinado com o mel;
  • É um descongestionante para quem sofre de faringite e amigdalite;
  • Facilita a circulação do sangue, sendo importante para pacientes propensos a trombose.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Política de Privacidade