Fórum

arrow_back

ENTENDA UM POUCO SOBRE O TEMAZCAL OU TENDA SAGRADA XAMÂNICA

Ricardo Dih Ribeiro

26/10/2021 19:44:02


O Temaskal ou Temaskali, também conhecido como sauna sagrada ou sweat lodge, INIPI, é um ritual das tradições dos índios norte-americanos e dos povos inca, maia e tolteca, é uma da mais bonitas e poderosas cerimônias nativas. A palavra é de origem maia que significa útero ou o ventre da Mãe Terra.

Também chamado de Tenda do Suor, Sauna Natural Sagrada ou Temaskali, é uma prática xamânica muito usada por diversas etnias indígenas, especialmente das regiões meso e sul americanas, onde habitaram os Maias, Astecas, Incas e Toltecas. O Inipi ou tenda tem a forma arredondada e com apenas uma abertura voltada para o leste, e um buraco na terra em seu centro. O ritual faz com que cada participante retorne ao útero da Mãe-Terra e, ao sentir o calor das pedras e o vapor da água, conheça melhor a si próprio, seus sentimentos, suas emoções e seus pensamentos. Assim, ao se purificar, todas suas relações passarão a ser diferentes.

É uma tenda para suar que tem um buraco ao centro, onde são colocadas pedras quentes, que antes foram esquentadas no fogo. Em seguida se coloca água sobre essas pedras, o que vai provocar um vapor a alta temperatura. O Temaskal consiste em criar um ambiente com vapor a alta temperatura. O que a difere de uma sauna comum, é a consciência e o respeito com os quais ela é praticada e por isso chama-se de “Sauna Sagrada”. 

A fusão das “Avós pedras” com o “Avo fogo” em profundo contato com a “Mãe Terra”  cria um ambiente onde a consciência pode se elevar deixando os medos para trás.

Essa tenda é composta por quatro portas, onde se colocam 7 pedras – chamadas de “Avos” – para a primeira porta e se adiciona a cada porta mais 7 “Avos”. Todo esse processo é feito com cantos, música, tambores, orações e incensos. Cada porta representa a purificação de um de nossos corpos, assim:

A primeira porta é para a purificação de corpo físico,

A segunda do corpo mental,

A terceira do corpo de Luz,

A quarta é o vôo, quando o Ser livre de cargas emocionais pode se conectar com sua essência ao estado puro.

BENEFÍCIOS DO TEMASKAL:

  • Temaskal permite aos participantes se liberarem de emoções presas e de enfrentar os medos inconscientes, permitindo assim a tomada de decisão do ponto mais cristalino do seu ser.
  • Renovação da pele ao favorecer a esfoliação superficial da mesma, ativando, ao mesmo tempo, a formação do manto ácido, tão importante na proteção de infecções cutâneas.
  • Descongestionamento das vias respiratórias, expansão dos pulmões e brônquios, com eliminação de toxinas acumuladas.
  • Aumento da circulação sanguínea, dilatando os vasos, e facilitando a eliminação do ácido úrico e do colesterol.
  • Efeito relaxante e estimulante do organismo, diminuindo problemas de stress, insônia, tensão nervosa, etc. Equilíbrio das emoções.
  • Ao realizar um Temaskal, limpamos nosso corpo, coração, mente e espírito do ritmo da vida cotidiana. Aumentamos nossa proteção sagrada, entramos em estado de meditação e unificamos com um propósito comum de harmonia com o planeta. No calor do Temaskal, o ego se enfraquece e começa a perder poder. Os medos, angústias recordações e coisas vividas vêem à tona para ser purificados. A entrada no útero da mãe terra é extremamente regressiva.
  • No escuro, ninguém julga ou observa; o silêncio, as músicas promovem um intenso sentir que abre o coração.
  • Uma grande descarga física e emocional vai de produzindo à medida que a sensação de liberdade vai se ampliando. O Temazcal é uma  chave para fazer consciente nosso sistema de crenças.

As forças vitais

Terra, Água, Vento e fogo são os elementos básicos das terapias no Temazcalli, elementos que não foram considerados inertes, mas dotados de energia vital e poder “conceber a natureza em analogia com o homem, mas mais poderosa eficazes, cada um deles combinados em si uma série de formas e características diferentes, por vezes, opostos. Essas forças além do controle humano encarnar, tornar-se compreensível em uma ampla gama de coisas que simbolizam: os donos das nascentes das colinas, cavernas, os senhores da chuva e relâmpagos. ”

Do ponto de vista da cosmogonia indígena o Temazcalli interage na geração de forças da vida: água, terra, vento e fogo, onde o equilíbrio da saúde e da perda de harmonia, a doença.

Note que o ponto de vista sobre as forças vitais, entre os grupos étnicos na Mesoamérica e América do Norte, são muito semelhantes nos dois grupos, cada um dos elementos que participam na cerimónia de vapor do banho santo tem um significado especial e um papel especial.

A terra

A Terra, cuja divindade é Tonanzin, nossa mãe, está presente em todos os lugares, como em seu suor. A Terra é uma entidade viva que reage ao comportamento dos homens, para que o relacionamento com ela não seja puramente mecânica, mas é estabelecida através de inúmeros ritos simbólicos, como o Temazcal. Tem a capacidade de absorver impurezas, é como um imã para tudo que é sujo e impuro para transformá-lo em seu laboratório, em seguida, transmutar, no sua alquimia. A cerimônia é meditar sobre como a Terra gira e leva todo o lixo que é jogado para retornar na forma de belas flores e frutos que nos alimentam. Devemos orar neste momento para Terra e perguntar, como tratamos nossa própria mãe, que absorve todas as impurezas que nos afligem, para aceitar todo o lixo acumulado e transformá-lo em algo útil e bonito.

Água

A água Atl Tlaloc, é dois terços do corpo humano, é o meio onde as reações químicas acontecem, é o recipiente de energia térmica e do ambiente que puxa para fora do corpo todos as reações metabólica. “A água é o elemento que proporciona a purificação, dá alimento, a fertilidade e o nascimento, isso se relaciona com os nove meses que passamos na água do ventre de nossa mãe.” Ela representa os seres trovão, que aparecem de uma forma terrível, mas que trazem benefícios. O encontro das águas com as rochas deitado no fogo é muito alto, e alguns vão sentir o intenso calor produzido, algo impressionante. Neste ponto é muito importante e necessária para concentrar-se na cerimônia e nas necessidades de cada um. É difícil orar, mais você vai sentir menos calor agora, ainda a vapor dos elementos purificam, curam e ajudam a viver com o grande espírito.

O ar

O ar “Ehecatl”, cuja divindade é Quetzalcoatl, sob a invocação de Ehecatl, transporta o oxigênio para as células para oxigenar o alimento e obter sua energia química, purifica o corpo também eliminando o dióxido de carbono. “Os cientistas podem explicar esse fenômeno de uma maneira sensata, mas para os nativos, o vapor de água e calor intenso, se chama comida de seu avô, o sopro do criador. Se uma pessoa se torna realmente pura, se você fizer um bom trabalho realizado e o contato com o sagrado, pode até ser que o grande espírito, naquele momento, envie uma luz para resolver o problema, dar a cada um de seus filhos, uma visão. Deve abrir os poros para suar na Temazcal; mas você tem que respirar tranquilamente pois ela pode te enfraquecer ou causar um desmaio. O temazcal limpa o suor. Deixe os pensamentos fluírem livremente, os sentimentos, para remover crostas e soltar o peso que estão na alma e mente intoxicadas. Descartar mágoas, perdoar, pedir desculpas, expressa a ansiedade … obrigado, confessar angústias internas, juntamente com o silêncio interior são expressões animadas que florescem no trabalho dentro do Temazcal . Quando a água é usada no Temazcal você pode entender o pensamento do grande espírito, que se estende na forma de vapor, para abastecer o seu poder e a vida de todas as coisas.

O incenso é um elemento muito importante para a preparação de um espaço sagrado, também, é um requisito básico para o preparo dos rituais e para condicionar os participantes convidados para a experiência mística e indução de transe espiritual. Isto porque o cheiro remete imediatamente para o sagrado, como no simbólico código cultural os aromas são associados com o divino. O cheiro está na memória dos povos, despertar memórias, causando essas sensações de prazer, pode promover diferentes sentimentos.

No caso de Temazcal, esta fumaça é usada para purificar o participante, antes de entrar no Temazcal, há um tipo de banho, limpar a fumaça sagrada, que é transmitido por todo o corpo, isto é para limpar, varrer as vibrações negativas que impedem que você se sinta bem.

O fogo

O fogo representada pela divindade “tetl” Xiuhtecutli, é a transformação de energia química em calor e luz. O fogo é como as coisas vivas, a relação entre matéria e energia. “O culto do fogo foi talvez o mais importante para os astecas e presidiu inúmeras cerimônias, sob a forma de incêndios. Esta cerimônia fomenta e integração da família. Na casa dos índios é o simbolismo do coração um elemento de unidade e coesão, de modo que aparece com destaque na casa, no meio da convivência da família. Com a presença do fogo implica que há vida em casa. Portanto, através deste elemento é mais fácil de entrar em comunicação com o mundo divino. Através do fogo as pessoas podem transmutar suas dores em felicidade, o mal à saúde e à doença. No Temazcal o fogo é representado pelas pedras quentes.

Em Temazcalli, terra, água, vento e fogo absorvem a energia negativa e transmuta em algo positivo. As moléculas individuais vibram em harmonia com as questões ambientais, uma situação que parece bem-estar físico e mental. A energia positiva e harmonia interior, e com o exterior são necessárias para a preservação da saúde ou recuperá-lo.

Existe alguma contra indicação?

Desaconselhamos a participação de pessoas que: ? passaram por procedimentos cirúrgicos recentes; ? possuem problemas cardíacos; ? sofreram agressões na pele recentemente, como queimaduras, tatuagens, piercing, etc.

Mulheres no período menstrual. Nessa tradição, guarda?se um respeito por esse período. É dito pelos anciões que nesses momentos, o “poder pessoal” da mulher está voltada à direção da Terra (o Temazcal tem seu sentido voltado à direção do Céu). A menstruação é, segundo esses ensinamentos, uma “cerimônia individual” de doação de seu próprio sangue pela continuidade dos ciclos da vida. Nessa condição, em respeito à “cerimônia natural” do ser feminino, pede?se que as mulheres durante seu período menstrual não partilhem da tenda.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Política de Privacidade