Fórum

arrow_back

COMPREENDA OS SISTEMAS

Ricardo Dih Ribeiro

26/10/2021 19:19:16


Tudo é composto por sistemas, uma casa e seus cômodos, uma família por se membros, pais, filhos, tios, primos, avós, etc.

 Uma empresa por seus diferentes colaboradores. O trânsito é composto por veículos, ruas, semáforos, placas de sinalização. 

Nosso próprio corpo é um complexo sistema, formado por um sistema circulatório, um sistema respiratório, sistema excretor e muitos outros sistemas.

E perceba que cada sistema acima é composto por um subsistema, ou um sistema menor dentro desse sistema, mas não menos importante.Exemplo uma Casa é composta por cômodos, os cômodos por moveis os móveis por partes menores. 

Dentro dessa Casa mora uma família que é composta provavelmente por pais, filhos e talvez alguns animais de estimação. 

Alguns integrantes dessa casa trabalham numa empresa que é composta de departamentos, de outras pessoas, e essas outras pessoas também possuem suas casas e suas famílias que são outros sistemas. 

Todos de uma forma ou de outra se locomovem em outro sistema que se chama trânsito. Ou seja, de uma forma ou de outra há uma ligação menor ou maior, com mais intensidade ou menos intensidade entre todos os elementos de todos os sistemas.Agora se analisarmos com mais detalhes verificaremos que quando um das parte de um sistema não funciona bem, afeta diretamente todas as outras partes de outros sistemas, também com grau maior ou menor de influência.

Exemplo: Imagine que irei pintar o quarto da minha casa e derrubo a lata de tinta em cima da cama e no chão, minha ação influencia negativamente o sistema cama/quarto, que por sua vez esse sistema influencia meu sistema esposa que discute comigo. 

Vou embora aborrecido para o sistema trabalho e fico irritado com sistema trânsito por estar um pouco mais lento como de costume. 

Com meu equilíbrio afetado por três sistemas que é a minha ação derrubar as tintas, o aborrecimento da esposa, a irritação do transito. Acabo perdendo a paciência com um sistema colega de trabalho, o que faz meu sistema chefe chamar minha atenção pelo fato ocorrido. 

No fundo essa história vai longe e nesse exemplo sistêmico de como realmente a vida de relação funciona, compreendemos e podemos afirmar que um sistema é constituído por um conjunto de partes que se influenciam mutuamente.

Então podemos resumir todo esse exemplo em que “Um sistema é uma entidade formada por componentes organizados que interagem de tal forma que não se pode deduzir o conjunto por completo pelas propriedades das partes.

”Tudo está interligado e se influencia mutuamente. Isso não te faz pensar mais amplamente frente a sua vida de relação com tudo que está ocorrendo em sua vida?Pense nisso e procure desenvolver um pensamento sistêmico, esse seu novo olhar irá ser um componente de sucesso em todos seus empreendimentos na vida.

“Algumas pessoas continuam acenando para o velho trem quando o novo já estacionou na plataforma.”Bert Hellinger

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Política de Privacidade