Ricardo Dih Ribeiro
26/10/2021 19:12:47
Existe um jeito muito simples de testar a sua imortalidade e a física quântica (ah, sempre ela) pode provar isso. Segundo um vídeo (em inglês) da Wendover Productions, a única coisa que você precisa fazer é se trancar em uma sala com uma arma nuclear e deixar a física fazer o resto. Simples.
Trata-se de um experimento mental, quer dizer, não é uma tarefa possível de realizar no mundo real, mas podemos imaginar, calcular e interpretar suas consequências. Os cientistas fazem uso desse recurso porque ainda é impossível medir um sistema de mecânica quântica sem alterá-lo. Ou seja, quando vamos observar um objeto já estamos alterando ele. Por isso, só resto imaginar como seria, assim como no famoso exprimento do Gato de Schrödinger.
O vídeo usa a Interpretação dos Muitos Mundos para imaginar o experimento sobre imortalidade. Segundo esta ideia, qualquer decisão que a gente toma gera dois universos paralelos. Explicando: imagine Harry Potter tendo que escolher ir a Hogwarts acompanhado de um gigante que ele nunca viu na vida. Nesta hora, duas possibilidades se apresentam e, com isso, dois universos paralelos seriam gerados: um no qual ele vai a Hogwarts e vive todas as aventuras que lemos nos sete livros; e outro, no qual ele preferiu continuar vivendo no armário e sendo maltratado pelos tios.
A interpretação dos Muitos Mundos sugere que a cada momento de escolha um universo no qual tomamos uma decisão diferente se abre.Isso para TODAS as decisões e possibilidades, seja a faculdade que você escolheu ou o ônibus que você perdeu. Por isso, o nome “MUITOS MUNDOS” se refere, de fato, a MUITOS MUNDOS, uma quantidade infinita de versões suas vivendo uma vida que você não escolheu, ou oportunidades que perdeu — e das quais você nunca vai ter acesso.
Agora voltando ao experimento no qual você está hipoteticamente trancado em uma sala com uma arma nuclear. Suponha que, ao seu lado, esteja um relógio: a cada três segundos os ponteiros podem girar para lados diferentes. Se o ponteiro girar para o lado esquerdo, a arma explode. Se ele girar para o lado direito, você continua vivo. Isso mesmo, como uma roleta russa. Não é a toa que o experimento foi nomeado comoSuicídio Quântico.
Assim, caso a ideia dos Muitos Mundos esteja correta, você nunca vai morrer. Segundo o Science Alert, portanto, “nós não teríamos que ter medo de brincar de roleta russa com uma arma nuclear, exceto pelo fato de que em algum universo paralelo nós estamos morrendo de forma dolorosa por muitas e muitas vezes”.