Fórum

arrow_back

Esse filme de 2015 conta a história da psiquiatra Nise da Silveira. Essa psiquiatra trabalhou num hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro. No entanto, ela se recusa a empregar o eletrochoque e a lobotomia no tratamento dos esquizofrênico

Ricardo Dih Ribeiro

11/10/2021 20:56:34

Esse é um documentário de 2001 dirigido por Walter Carvalho. Nele, 19 pessoas com diferentes graus de deficiência visual falam como percebem o mundo. Suas deficiências vão da miopia à cegueira total. Assim, eles dizem como se veem, como veem os outros e como percebem o mundo.

O escritor e prêmio Nobel José Saramago, o músico Hermeto Paschoal, o cineasta Wim Wenders, o fotógrafo cego franco-esloveno Evgen Bavcar, o neurologista Oliver Sacks, a atriz Marieta Severo, o vereador cego Arnaldo Godoy, entre outros, fazem revelações pessoais e inesperadas sobre vários aspectos relativos à visão.

Discutem o funcionamento fisiológico do olho, o uso de óculos e suas implicações sobre a personalidade. Falam sobre o significado de ver ou não ver em um mundo saturado de imagens e também a importância das emoções. Essa emoções são elementos transformadores da realidade.

Para o documentário, foram realizadas 50 entrevistas, mas apenas 19 foram usadas.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Política de Privacidade