Fórum

arrow_back

FILMES SOBRE TRANSTORNO DE COMPORTAMENTO

Ricardo Dih Ribeiro

11/10/2021 20:01:27


Borderline – Além dos Limites

Sinopse:

A história de Kiki é mostrada em diferentes fases de sua vida. Com a mãe internada, ela é criada pela avó, que não se preocupa com ela. Seu refúgio é a escola. Sua vida antes dos 30 está bem longe de ser um conto de fadas. Ela se envolve com diversos homens, um após o outro. Sexo e álcool são suas únicas saídas e sua rotina. Mas aos 30 anos, Kiki enfrenta o maior de todos os desafios: aprender a amar a si mesma. Adaptação dos romances Borderline e La Brèche, da canadense Marie-Sissi Labrèche.

Atração fatal

Sinopse:                                                                                                        Aproveitando o fato de Beth Gallagher (Anne Archer), sua mulher, estar viajando Dan Gallagher (Michael Douglas), um advogado, tem um rápido caso com Alex Forrest (Glenn Close), uma executiva que demonstra ser desequilibrada emocionalmente e até mesmo perigosa, quando decide fazer parte da vida dele custe o que custar.

Mulher Solteira Procura

Sinopse:

Em Nova York, a bela Allison Jones (Bridget Fonda), especialista em softwares, tem uma briga com o noivo, Sam Rawson (Steven Weber), quando descobre que ele dormiu com a ex-mulher. Então, divide seu apartamento e Hedra Carlson (Jennifer Jason Leigh), uma jovem, vai morar com ela. No início tudo parece bem, mas logo ela se mostra desequilibrada, pondo em perigo todos que a rodeiam.

Garota, Interrompida

Sinopse:

O ano é 1967, os Estados Unidos esta prestes a enviar seus jovens à guerra e Susanna Kaysen (Winona Ryder) perde-se dentro de tantas dúvidas suscitadas pela adolescência. Com apenas 17 anos, ela se depara com aquilo que, um dia, todos terão de enfrentar: o fim da adolescência. Winona Ryder estrela esta fascinante história real sobre as mudanças na vida de uma jovem em um famoso Hospital Psiquiátrico – Claymooreno. Susanna é uma jovem problemática, calada, que não tem ânimo para nada – nem para entrar na faculdade – e tenta cometer o suicídio em vão, até que seus pais a convencem a internar-se numa clínica psiquiátrica. Após o impacto inicial e um diagnóstico questionável, rebela-se contra todos, preferindo a companhia das residentes, que apresentam diferentes graus de enfermidade mental, entre as quais a carismática sociopata Lisa (Angelina Jolie). No início, Susana tem problemas com Lisa, que é muito rebelde e impaciente, mas acaba criando com ela um relacionamento bastante complexo, em que tentam compreender-se e ajudar-se mutuamente, apesar das diferenças. Baseado no livro da própria Susanna, em que a autora conta suas experiências em uma clínica psiquiátrica.

Geração Prozac

Sinopse:

Elizabeth Wurtzel (Christina Ricci) é uma brilhante estudante que tem planos de estudar Jornalismo na conceituada universidade de Harvard. Entretanto, problemas familiares fazem com que Elizabeth entre em profunda depressão, o que coloca seus planos em risco. Aos poucos suas noites de trabalho, sempre regadas a drogas, e sua instabilidade emocional a afastam de Ruby (Michelle Williams), sua melhor amiga, e também de seu namorado. Decidida a procurar ajuda profissional, Elizabeth marca uma consulta com a Dra. Diana Sterling (Anne Heche), que lhe receita o antidepressivo Prozac.

VIP’s

Sinopse:

Marcelo (Wagner Moura) não consegue conviver com sua própria identidade, o que faz com que assuma a dos outros. Isto faz com que passe a ter diversos nomes, nos mais variados meios. Sonhando em ser um piloto de avião como o pai, aplica seguidos golpes e se envolve em inúmeras aventuras. Uma dos mais conhecidos é quando finge ser Henrique Constantino, filho do dono da companhia aérea Gol, durante um Carnaval no Recife. Inspirado na história real de Marcelo Nascimento da Rocha.

O Último Lance

Sinopse:

Alexandre Luzhin (John Turturro) é um grande mestre do xadrez que, no final dos anos 20, chega à Itália para a disputa mais importante de sua carreira. Desde a infância, ele desenvolveu seu prodigioso talento como fuga de uma vida familiar tumultuada, seu temperamento é recluso e nada além do tabuleiro lhe desperta interesse. No entanto, nos dias que antecedem a competição ele conhece Natalia Katarov (Emily Watson), cuja mãe tenta fazer com que ela noive com o Conde de Stassard (Christopher Thompson). Porém, Natalia sente-se fascinada pela genialidade do enxadrista, que com o romance passará a vivenciar a realidade fora das mesas quadriculadas.

O Solista

Sinopse:

Steve Lopez (Robert Downey Jr.) é um colunista famoso do Los Angeles Times e vive em busca de uma história incomum. Em um dia como outro qualquer, não exatamente em sua busca por uma matéria, ele ouve na rua uma música e descobre Nathaniel, tocando muito bem num violino de apenas duas cordas. Seu nome é Nathaniel Ayers (Jamie Foxx), um dos milhares de sem teto das ruas de Los Angeles, ex-músico que sofre de esquizofrenia, sonha em tocar num grande concerto e é um eterno apaixonado por Beethoven. Lopez prepara uma coluna sobre sua descoberta e recebe de um leitor, como doação, um instrumento para o músico. É o começo de uma amizade que poderá mudar para sempre suas vidas. O filme é baseado na história real do prodígio músico Nathaniel Ayers.

Bicho de Sete Cabeças

Sinopse:

Uma viagem ao inferno manicomial. Esta é a odisseia vivida por Neto (Rodrigo Santoro), um jovem de classe média baixa que leva uma vida comum até o dia que seu pai, Seu Wilson (Othon Bastos), o interna em um manicômio depois de encontrar um cigarro de maconha em seu bolso. O fato é a gota d’água que deflagra a tragédia da família. Neto é um adolescente em busca de emoções e liberdade, que pratica pequenas rebeldias incompreendidas pelo pai, como pichar muros e usar brinco. A falta de entendimento leva ao emudecimento na relação dentro de casa e medo de perder o controle sobre o filho vira amor ao avesso. No manicômio, Neto conhece uma realidade absurda e desumana, onde os internos são devorados por um sistema corrupto e cruel. A linguagem de um documentário utilizada pela diretora empresta ao filme uma forte sensação de realidade, aumentando o impacto das emoções vividas pelo protagonista.

As Horas

Sinopse:

O desespero de três mulheres vai crescendo com o passar das horas sempre iguais, sem nenhuma esperança de mudança, sem nenhuma ansiedade. Solidão, infelicidade, doença, identidade e realização sexual, e principalmente, a morte.

Em três períodos diferentes vivem três mulheres ligadas ao livro “Mrs. Dalloway”. Em 1923, vive Virginia Woolf (Nicole Kidman), autora do livro, que enfrenta uma crise de depressão e ideias de suicídio. Em 1949, vive Laura Brown (Julianne Moore), uma dona de casa grávida que mora em Los Angeles, planeja uma festa de aniversário para o marido e não consegue parar de ler o livro. Nos dias atuais, vive Clarissa Vaughn (Meryl Streep), uma editora de livros que vive em Nova York e dá uma festa para Richard (Ed Harris), escritor que fora seu amante no passado e hoje está com Aids e morrendo.

Mr. Jones

Sinopse:

Richard Gere, Lena Olin e Anne Bancroft estrelam esta emocionante história sobre um homem à beira da autodestruição que é salvo pelo amor. Gere interpreta um maníaco depressivo que, durante suas crises emocionais, é divertido, criativo e envolvente. Chocando a plateia esnobe de uma orquestra subindo ao palco para reger uma sinfonia de Beethoven, ou impulsivamente tomando uma caixa de banco em uma fuga romântica, Mr. Jones é irresistível para qualquer mulher, incluindo a Dra Libbie Bowen (Olin), a terapeuta designada para tratar do seu caso.

Bullying

Sinopse:

Em 2011, cerca de 13 milhões de crianças americanas sofreram algum tipo de bullying, seja na escola, no ônibus, em casa, no bairro em que mora ou através de celulares ou da internet. Este documentário busca analisar esta situação, levando em conta tanto as vítimas quanto quem pratica bullying, além do porquê de tamanho silêncio em torno do assunto, tendo como parâmetro da realidade nos Estados Unidos.

As Virgens Suicidas

Sinopse:

Durante a década de 70, o filme enfoca os Lisbons, uma família saudável e prospera que vive num bairro de classe media em Michigan. O Sr. Lisbon, um professor de matemática, e sua esposa, uma rigorosa religiosa, são pais de cinco atraentes adolescentes que chamam a atenção dos rapazes da região. Porém, quando Cecilia de apenas 13 anos comete suicídio, as relações familiares se decompõem rumo a um crescente isolamento e superproteção das demais filhas, que não podem mais ter qualquer tipo de interação social com os rapazes. Mas a proibição apenas atiça ainda mais as garotas a arranjarem meios de burlar as rígidas regras da sua mãe.

As Duas Faces de um Crime

Sinopse:

Em Chicago, um arcebispo (Stanley Anderson) assassinado com 78 facadas. O crime choca a opinião pública e tudo indica que o assassino é Aaron, um jovem de 19 anos (Edward Norton), que foi preso com as roupas cobertas de sangue da vítima. No entanto, um ex-promotor (Richard Gere) que se tornou um advogado bem-sucedido se propõe a defendê-lo, sem cobrar honorários, tendo um motivo para isto: adora ser coberto pela mídia, além de ter uma incrível necessidade de vencer. Mas, aos poucos, surge um novo suspeito do crime: uma segunda personalidade de Aaron.

COPYCAT – A Vida Imita a Arte

Sinopse:

Em São Francisco vive Helen Hudson, uma psiquiatra criminal que é especialista no comportamento de grandes serial killers mas sofre de agorafobia desde que foi atacada por um deles. Juntamente com M.J. Monahan, uma inspetora de polícia, ela luta contra o tempo para deter um serial killer que é discípulo do seu agressor e copia em seus crimes o modus operandi de famosos serial killers do passado.

Preciosa

Sinopse:

Ela tem 16 anos, com obesidade mórbida e negra. Mora no Harlem. Seu pai lhe engravidou duas vezes, na 2ª gravidez é expulsa da escola que não lhe ensinou a escrever nem a se comunicar. Teve sua primeira filha aos 12 anos, ela é chamada de “Mongo” em referência à Síndrome de Down da qual é portadora, a criança é criada pela avó. Sua mãe é algo que só vendo para saber, mas recebe os cheques da Assistência Social. Ela sonha ter um namorado mas os meninos a odeiam. Sua vida é um inferno e algo acontece quando vai para uma escola alternativa onde conhece Blu Rain.

O Psicólogo

Sinopse:

Henry Carter, psicólogo de celebridade em Los Angeles. Em sua lista de clientes estão: uma famosa atriz, Kate Amberson, um jovem escritor descontrolado e inseguro, Jeremy, e um agente obsessivo-complusivo, Patrick. Desiludido com sua carreira e vida pessoal, a única esperança de salvação para Henry poderia ser de seu primeiro caso fora das celebridades, uma bela, porém problemática garota, Jemma. Mas considerando o seu atual estado de espírito, Henry estará pronto para os problemas da vida real de alguém que vive longe das colinas de Hollywood?

Um Estranho No Ninho

Sinopse:

Filme baseado na obra de Ken Kesey, conta a história de Randle McMurphy, que foi condenado a alguns meses de prisão por ter mantido relação sexual com uma jovem de 15 anos. Para fugir da obrigação de cumprir a pena em uma prisão, ele convence as autoridades de que tem desvios mentais e é encaminhado a uma instituição para doentes mentais para uma avaliação psicológica. Mas devido a sua rebeldia entra em conflito com a enfermeira chefe, que personifica o modelo autoritário, repressor e uniformizador que caracteriza as instituições chamadas por Michael Foucault de instituições totais. McMurphy se opõe deliberadamente às regras, convicto de que a opressão é prejudicial aos pacientes. Ele começa a fortalecer em seus companheiros suas próprias identidades passando a representar uma ameaça ao sistema, de forma que sua interferência “indesejada” é finalmente eliminada com uma lobotomia. Mas o sacrifício de sua vida não foi em vão, pois conseguiu promover o resgate da dignidade de outros internos.

Eu Também

Sinopse:

“Para que quer ser uma pessoa normal?” Essa é pergunta que Laura faz a Daniel. Apaixonado, Daniel vê no apelo à normalidade algo como uma credencial para a concretização de seu desejo de viver integralmente seus próprios desejos. Entretanto, é a personagem de Lola a desafiada a despir-se de seus preconceitos e aceitar o potencial afetivo dessa relação que une em um extremo uma mulher de meiaidade insatisfeita com a própria vida e, no outro, Daniel, homem que, nascido com a síndrome de Down, luta com ganas por sua emancipação existencial.

A Onda

Sinopse:

Baseado em fatos reais, Rainer Wegner professor de ensino médio, deve ensinar seus alunos sobre autocracia. Devido ao desinteresse deles, propõe um experimento que explique na prática os mecanismos do fascismo e do poder. Wegner se denomina o líder daquele grupo, escolhe o lema “força pela disciplina” e dá ao movimento o nome de A Onda. Em pouco tempo, os alunos começam a propagar o poder da unidade e ameaçar os outros. Quando o jogo fica sério, Wegner decide interrompê-lo. Mas é tarde demais, e A Onda já saiu de seu controle. Baseado em uma história real ocorrida na Califórnia em 1967.

SYBIL

Sinopse:

Sybil Dorset é uma jovem mulher que desenvolveu várias personalidades, como mecanismo de defesa para os abusos que sofreu nas mãos da sua mãe. Uma psicanalista após diagnosticá-la tenta ajudá-la, apesar de saber que está lidando com um caso único.

O Pescador De Ilusões

Sinopse:

O personagem principal é um locutor de rádio que larga o ofício, traumatizado, após um ouvinte matar várias pessoas num bar porque seguiu seus conselhos num programa. É quando encontra ex-professor que, com a morte da esposa justamente naquele bar, torna-se um mendigo insano que procura pelo Santo Graal.

Melhor é Impossível

Sinopse:

O obsessivo-compulsivo Melvin Udall, um preconceituoso escritor grosseiro e sarcástico, tem como alvos principais Simon, um artista gay, que é seu vizinho e tem um cachorrinho, e Carol Connelly, uma garçonete que enfrenta problemas por ser mãe solteira e se desdobra para cuidar do filho. Mas o destino vai fazer com que eles fiquem muito mais próximos do que poderiam imaginar.

Antes De Partir

Sinopse:

Carter Chambers é um homem casado, que há 46 anos trabalha como mecânico. Submetido a um tratamento experimental para combater o câncer, ele se sente mal no trabalho e com isso é internado em um hospital. Logo passa a ter como companheiro de quarto Edward Cole, um rico empresário que é dono do próprio hospital. Edward também está com câncer e, após ser operado, descobre que tem poucos meses de vida. O mesmo acontece com Carter, que decide escrever a “lista da bota”, algo que seu professor de filosofia na faculdade passou como trabalho muitas décadas atrás. A lista consiste em desejos que Carter deseja realizar antes de morrer. Ao tomar conhecimento dela Edward propõe que eles a realizem, o que faz com que ambos viagem pelo mundo para aproveitar seus últimos meses de vida.

O Silêncio Dos Inocentes

Sinopse:

Agente do FBI destacada para encontrar o assassino que arranca a pele de suas vítimas. Para entender como ele pensa, ela procura um perigoso psicopata encarcerado sob a acusação de canibalismo.

Cinema e Loucura – Conhecendo os Transtornos Mentais Através dos Filmes

Autor:  Cheniaux, Elie; Landeira-fernandez, J.

Fornecedor: Artmed (edição Digital)

Categoria: Livro Digital / Medicina

Neste livro surpreendente, os autores se propuseram a uma tarefa pioneira: usar personagens de filmes clássicos e modernos para auxiliar o leitor a compreender os mecanismos dos transtornos mentais, criando uma obra de interesse não apenas aos estudantes de saúde mental, mas a todos aqueles apaixonados por cinema.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Política de Privacidade