Fórum

arrow_back

COLEÇÃO DE FILMES ? ESTUDO CLÍNICOS, INDIVIDUAÇÃO E DOCUMENTÁRIOS

Ricardo Dih Ribeiro

11/10/2021 19:59:49

Uma Mente Brilhante

Sinopse:

John Nash (Russell Crowe) é um gênio da matemática que, aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade e o tornou aclamado no meio onde atuava. Mas aos poucos o belo e arrogante Nash se transforma em um sofrido e atormentado homem, que chega até mesmo a ser diagnosticado como esquizofrênico pelos médicos que o tratam. Porém, após anos de luta para se recuperar, ele consegue retornar à sociedade e acaba sendo premiado com o Nobel.

Não Matarás

Sinopse:

Produtos de limpeza, cosméticos, drogas. Um olhar abrangente sobre um sistema que mata mais do que salva. Os testes que põem em risco a sua saúde e ceifam a vida de milhões de animais. Será necessário? O uso de animais no ensino, o medo dos estudantes em expressar sua rejeição a esses métodos cruéis, a continuidade de um pensamento acadêmico já ultrapassado. Filósofos, cientistas e ativistas revelam o que é mantido em segredo. Depois de saber, você não será mais o mesmo.

Sócrates

Sinopse:

Com direção do mestre italiano Roberto Rossellini (Roma, Cidade Aberta), esta superprodução europeia é a cinebiografia de Sócrates (470 – 333 a.C.), um dos maiores filósofos da humanidade. Este DVD trás ainda um revelador depoimento de Roberto Bolzani, professor de filosofia (USP) e especialistas em filosofia socrática. Rossellini mostra o final da vida de Sócrates, em especial seu julgamento e sua condenação à morte, com destaque para os célebres diálogos socráticos: “Apologia”, discurso de defesa do filósofo; “Críton”, em que um dos seus discípulos tenta convencê-lo a fugir da prisão; e “Fédon”, com seus últimos ensinamentos antes de tomar a cicuta. Inédito no Brasil, Sócrates é mais uma aula de cinema de Rosselli e um programa obrigatório para os interessados em Filosofia.

O Aviador

Sinopse:

Howard Hughes (Leonardo DiCaprio) ficou milionário já aos 18 anos, devido à herança que seu pai, um inventor texano, deixou para ele. Pouco depois ele se mudou para Los Angeles, onde passou a investir na indústria do cinema. Hughes ajudou a carreira de vários astros, como Jean Harlow (Gwen Stefani), e ainda trabalhou em filmes de grande sucesso, como “Hell’s Angels”, que dirigiu. Paralelamente Hughes se dedicou a uma de suas maiores paixões, a aviação, e se envolveu com as atrizes Katharine Hepburn (Cate Blanchett) e Ava Gardner (Kate Beckinsale).

Presença de Ellena

Sinopse:

Ellena Roberts (Jenna Elfaman) tem um tórrido romance com o famoso neurocirurgião David Stillman (Sam Robards) que promete se separar da esposa para ficar com ela. Bom, pelo menos é o que ela conta. David afirma que nada aconteceu entre os dois. Frustrada com a rejeição, Ellena inicia uma implacável guerra psicológica contra o médico, levando o caso para justiça, mas ninguém parece acreditar nela. Será que ela imaginou tudo aquilo? Baseado numa inacreditável história real, as reviravoltas deste filme vão deixar todos em suspense até a última cena.

O Diabo Veste Prada

Sinopse:

Andrea Sachs (Anne Hathaway) é uma jovem que conseguiu um emprego na Runaway Magazine, a mais importante revista de moda de Nova York. Ela passa a trabalhar como assistente de Miranda Priestly (Meryl Streep), principal executiva da revista. Apesar da chance que muitos sonhariam em conseguir, logo Andrea nota que trabalhar com Miranda não é tão simples assim.

Secretária

Sinopse:

Após passar algum tempo em um sanatório, Lee Holloway (Maggie Gyllenhaal) volta para a casa de seus pais pronta para recomeçar sua vida. Ela então faz um curso de secretária e tenta um emprego com E. Edward Grey (James Spader), que tem um escritório de advocacia. Apesar dela nunca antes ter trabalhado Lee é contratada por Grey, que não dá importância para sua falta de experiência. Inicialmente o trabalho parece bem normal e entediante, pois só digita, arquiva e faz café e Lee se esforça para agradar seu chefe e sua mãe, Joan (Lesley Ann Warren), se mostra ansiosa para a filha ser bem sucedida. Lentamente Lee e Grey embarcam em uma relação mais pessoal atrás de portas e cruzam linhas de conduta da sexualidade humana, um caso de amor no qual os papéis de dominação e total submissão ambos desempenham perfeitamente.

Contos Proibidos do Marquês do Sade

Sinopse:

Isolado do mundo em um sanatório, o prolífico Marquês elabora seus contos de perversão com auxílio de uma camareira. Quando seu relacionamento é descoberto, há um perturbador e provocativo confronto entre a liberdade de expressão de um homem e a necessidade de controle por parte do Estado e da Igreja.

Tropa de Elite

Sinopse:

  1. O dia-a-dia do grupo de policiais e de um capitão do BOPE (Wagner Moura), que quer deixar a corporação e tenta encontrar um substituto para seu posto. Paralelamente dois amigos de infância se tornam policiais e se destacam pela honestidade e honra ao realizar suas funções, se indignando com a corrupção existente no batalhão em que atuam.

Conversando com Deus

Sinopse:

Esta adaptação do livro de Neale Donald Walsch, que inspirou e mudou a vida de milhões de pessoas ao redor do mundo. Conversando com Deus conta a história de quando, no pior momento da sua vida, Walsch (Henry Czerny), fez a Deus algumas perguntas bem difíceis. Dentro de cada um de nós há uma voz que fala a verdade. As respostas que ele recebeu de Deus se tornaram base de um livro internacionalmente reconhecido, que já vendeu mais de 7 milhões de cópias em 34 idiomas. O filme narra a jornada de poucas e boas de Walsch que inadvertidamente se tornou um guia espiritual. Um filme que vai mudar a sua vida.

Terráqueos

Sinopse:

Terráqueos (Earthlings) é um filme-documentário sobre a absoluta dependência da humanidade em relação aos animais (para estimação, alimentação, vestuário, diversão e desenvolvimento científico), mas também ilustra nosso completo desrespeito para com os assim chamados “provedores não-humanos”.

Este filme é narrado por Joaquin Phoenix (Gladiador) e possui trilha sonora composta pelos instrumentista, DJ e compositor Moby. Com um profundo estudo dentro das pet-shops, criatórios de filhotes e abrigo de animais, bem como em fazendas industriais, no comércio de couro e peles, indústria de esporte e entretenimento, e finalmente na carreira médica e científica. Terráqueos usa câmeras escondidas e filmagens inéditas para narrar as práticas diárias de algumas das maiores indústrias do mundo, as quais dependem de animais para lucrar.

Impactante, informativo e provocando reflexões, Terráqueos é de longe o mais completo documentário jamais produzido sobre a conexão entre natureza, animais e interesses econômicos. Há vários filmes importantes sobre os direitos dos animais, mas este supera os demais.

Quem Somos Nós?

Sinopse:

Amanda (Marlee Matlin) está numa fantástica experiência ao estilo “Alice no País das Maravilhas” enquanto seu monótono cotidiano começa a se desmanchar. Esta situação revela o incerto mundo escondido por trás daquilo que se costuma considerar realidade. Amanda mergulha num turbilhão de ocorrências caóticas que revelam um profundo e oculto conhecimento do real. Ela entra em crise e questiona o sentido da existência humana.

Mondo Cane (Mundo Cão)

Sinopse:

Mondo Cane. Com estas palavras, os diretores deram início ao sucesso internacional de crítica e público deste filme, bem como revolucionaram o gênero documentário para sempre. Filmado em vários rincões do mundo, este épico referencial explora a cultura da vida e da morte, a agonia dos homens e das feras, os tabus do sexo e das religiões, a transformação da civilização doentia em barbárie. Algumas vezes belo, frequentemente horripilante e ainda surpreendente, mantém-se um dos mais perturbadores e controversos filmes de todos os tempos. Este é o Mondo Cane. Temos nesta obra, a brilhante trilha musical de Nino Oliviero e Riz Ortolani, que inclui a música tema More, indicada ao Oscar.

O Sorriso de Monalisa

Sinopse:

Katharine Watson (Julia Roberts) é uma recém-graduada professora que consegue emprego no conceituado colégio Wellesley, para lecionar aulas de História da Arte. Incomodada com o conservadorismo da sociedade e do próprio colégio em que trabalha, Katharine decide lutar contra estas normas e acaba inspirando suas alunas a enfrentarem os desafios da vida

O Segredo

Sinopse:

Ao longo da existência da humanidade, um grande segredo foi protegido a ferro e fogo. Homens e mulheres extraordinários o descobriam e não só alcançaram feitos incríveis como também mudaram o curso de nossa história. Platão, Da Vinci, Galileu, Thomas Edison, Beethoven, Napoleão, Abraham Lincoln e Einstein foram alguns dos grandes homens que controlavam a força desse mistério. E agora, após milhares de anos, O Segredo será revelado para o mundo!

A Carne é Fraca

Sinopse:

A Carne é Fraca é um documentário produzido pelo Instituto Nina Rosa sobre os impactos que o ato de comer carne representa para a saúde humana, para os animais e para o meio-ambiente.

Feitiço do Tempo

Sinopse:

Um repórter de televisão (Bill Murray) que faz previsões de metereologia vai uma pequena cidade para fazer uma matéria especial sobre o inverno. Querendo ir embora o mais rapidamente possível, ele inexplicavelmente fica preso no tempo, sendo condenado a repetir sempre os eventos daquele dia.

Divã

Sinopse:

Mercedes (Lília Cabral) é uma mulher casada e com dois filhos que, aos 40 anos, tem a vida estabilizada. Um dia ela resolve, por curiosidade, procurar um analista. Aos poucos ela descobre facetas que desconhecia, tendo que contar com o marido Gustavo (José Mayer) e a amiga Mônica (Alexandra Richter) para ajudá-la.

Olhos Azuis

Sinopse:

Marshall (David Rasche) é o chefe do Departamento de Imigração do aeroporto JFK, nos Estados Unidos. Ele está prestes a se aposentar e decide começar a comemorar no último dia de trabalho, juntamente com seus colegas Sandra (Erica Gimpel) e Bob (Frank Grillo). Marshall começa a beber e resolve se divertir com um grupo de imigrantes, complicando sua entrada no país apenas por diversão. Entre eles está Nonato (Irandhir Santos), seu alvo predileto, que faz com que ele viaje ao Brasil. No caminho ele conhece Bia (Cristina Lago), uma prostituta que o ajuda em sua busca.

São Francisco de Assis

Sinopse:

Drama religioso que narra a história de Francisco, que por ter nascido em Assis, na Itália, ficou conhecido como Francisco de Assis. Um jovem rico e filho de um grande comerciante de tecidos, Francisco aproveitou sua situação financeira e viveu entre amigos boêmios. Mas depois de se alistar no exército de Gualtieri de Brienne, que combatia pelo papa, passa a ter revelações. Dedicado aos doentes e aos pobres, Franscisco usa seus bens para restaurar uma igreja e é deserdado pelo pai, entregando-se de vez à vida religiosa.

A Prova de Fogo

Sinopse:

Kirk Cameron (Deixados Para Trás) interpreta Caleb Holt, um heróico capitão bombeiro que preza a dedicação e o serviço ao próximo acima de tudo. Mas a parceria mais importante de sua vida, seu casamento, está prestes a se desfazer em fumaça. Esta história cativante acompanha o desejo de um homem em transformar sua vida e seu casamento através do poder curativo da fé e de seguir adiante pelo lema dos bombeiros: Nunca deixe seu parceiro para trás.

Amor Além da Vida

Sinopse:

Chris Nielsen (Robin Williams), Annie (Annabella Sciorra), sua esposa, e os filhos do casal fazem uma família feliz. Mas os jovens morrem em um acidente e o casal é bastante afetado, principalmente Annie. No entanto, eles superam a morte dos filhos e conseguem levar suas vidas adiante, mas quatro anos depois é a vez de Chris morrer em um acidente e ser mandado para o Paraíso. Mas não um Céu com arcanjos e harpas, pois lá cada um tem um universo particular e o dele é uma pintura (sua mulher coordenava uma galeria de arte). Enquanto tenta entender o Paraíso, onde tudo pode acontecer, bastando que apenas deseje realmente, Chris fica sabendo que Annie, dominada pela dor, comete suicídio. Assim, ele nunca poderá encontrá-la, pois os suicidas são mandados para outro lugar. Mesmo assim decide tentar achá-la, apesar de ser avisado que mesmo que a encontre, ela nunca o reconhecerá.

Máfia no Divã

Sinopse:

Paul Vitti (Robert De Niro), o chefe de uma “família”, tem repentinamente ataques de ansiedade por causa de problemas do passado. Assim, decide consultar secretamente Ben Sobel (Billy Crystal), um psiquiatra, pois se a história se espalhar vão dizer que ele está “frouxo”. Mas o pior é que Vitti deseja estar curado em apenas duas semanas, quando acontecerá um grande reunião da Máfia, e Sobel está viajando para Miami, onde pretende se casar com Laura MacNamara (Lisa Kudrow). Vitti é o tipo de pessoa que está acostumado em ter qualquer pessoa que trabalhe para ele a disposição vinte e quatro horas por dia, assim Sobel passa a ser “requisitado” pelos capangas de Vitti nos horários e lugares mais impróprios, inclusive na hora de seu casamento. Paralelamente, os agentes federais até forjam provas para que Sobel torne-se seu informante e diga quando e aonde será esta reunião das “famílias”.

A Máfia Volta ao Divã

Sinopse:

Paul Vitti (Robert De Niro) está preso, mas logo será solto e precisará dos conselhos do psiquiatra Ben Sobel (Billy Crystal) para se readaptar à vida fora da cadeia. Ao reencontrar Sobel, Vitti logo percebe que ele está com problemas para lidar com sua nova família, após se casar com Laura (Lisa Kudrow). É quando o mafioso decide usar sua experiência de anos para ajudar o amigo analista.

Um Estranho no Ninho

Sinopse:

Randle Patrick McMurphy (Jack Nicholson), um prisioneiro, simula estar insano para não trabalhar e vai para uma instituição para doentes mentais, onde estimula os internos a se revoltarem contra as rígidas normas impostas pela enfermeira-chefe Ratched (Louise Fletcher). Mas ele não tem idéia do preço que irá pagar por desafiar uma clínica “especializada”.

A Cela

Sinopse:

Dentro dos confins de uma fazenda abandonada, Carl Stargher (Vincent D’Onofrio), um assassino cruel e psicologicamente instável, construiu “A Cela”, uma câmara para onde ele leva suas jovens e inocentes vítimas, antes de dar início a um sádico ritual pós-morte com seus corpos. Quando o FBI finalmente consegue capturar Stargher, ele sofre um violento ataque apoplético e entra em coma, sem dar nenhuma pista sobre a localização da Cela. Com uma jovem presa na câmara e tendo apenas mais 40 horas de vida, o FBI decide então procurar a Dra. Catherine Deane (Jennifer Lopez), uma terapeuta infantil que utiliza um avançado estudo neurológico que, misturado com habilidades empáticas e tecnologia de ponta, permite que alguém entre na mente de pessoas catatônicas, no intuito de ajudá-las a voltar realidade. Com a vida de uma jovem em perigo, Catherine concorda em usar o avançado método no próprio Carl Stargher, no intuito de descobrir qual a localização da Cela, com a própria terapeuta entrando na mente do assassino.

O Pequeno Buda

Sinopse:

Seattle. Um dia, ao voltar para casa, o arquiteto Dean Conrad (Chris Isaak) encontra dois monges budistas tibetanos, Lama Norbu (Ruocheng Ying) e Kenpo Tensin (Sogyal Rinpoche), sentados na sua sala de estar, conversando com Lisa (Bridget Fonda), sua esposa. Guiados por vários sonhos perturbadores, os monges viajaram do Nepal até Seattle pois acreditam que um garoto de 10 anos, Jesse (Alex Wiesendanger), o filho de Dean, possa ser a reencarnação de Lama Dorje (Geshe Tsultim Gyelsen), um lendário e místico budista. Inicialmente Dean e Lisa ficam céticos, especialmente quando os monges manifestam interesse em levar Jesse para o Butão, na intenção de comprovar ou não se ele é a reencarnação de Lama Dorje. Porém após o suicídio de Even, um sócio de Dean, este muda de idéis. Após deixar Lisa nos Estados Unidos, Dean viaja com o filho para o Butão.

Santo Agostinho

Sinopse:

Com direção do mestre italiano Roberto Rossellini (Roma, Cidade Aberta), Santo Agostinho é uma cinebiografia de Agostinho de Hipona (354 – 430), um dos grandes nomes do Cristianismo e um dos maiores filósofos da Humanidade. A Versátil apresenta o filme com áudio original em italiano e opção de dublagem em português. Rossellini focaliza a principal fase da vida e da obra de Agostinho: o momento em que se torna bispo de Hipona. Com rigor histórico e realismo, o filme mostra seu combate aos heréticos donatistas, a sua famosa oratória, suas idéias e a realização de seus principais livros, como “Confissões” e “Cidade de Deus. Inédito no Brasil, Santo Agostinho é um dos melhores trabalhos de Rossellini e uma oportunidade imperdível de se conhecer um pouco mais sobre a vida e a obra de Santo Agostinho.

Gandhi

Sinopse:

África do Sul, 1893. Após ser expulso da 1ª classe de um trem, o jovem e idealista advogado indiano Mohandas Karamchand Gandhi (Ben Kingsley) inicia um processo de auto-avaliação da condição da Índia, que na época era uma colônia britânica, e seus súditos ao redor do planeta. Já na Índia, através de manifestações enérgicas, mas não-violentas, atraiu para si a atenção do mundo ao se colocar como líder espiritual de hindus e muçulmanos.

Patch Adams

Sinopse:

Em 1969, após tentar se suicidar, Hunter Adams (Robin Williams) voluntariamente se interna em um sanatório. Ao ajudar outros internos, descobre que deseja ser médico, para poder ajudar as pessoas. Deste modo, sai da instituição e entra na faculdade de medicina. Seus métodos poucos convencionais causam inicialmente espanto, mas aos poucos vai conquistando todos, com exceção do reitor, que quer arrumar um motivo para expulsá-lo, apesar dele ser o primeiro da turma.

Madre Teresa

Sinopse:

Inês Gonxha Bojaxhiu (Olivia Hussey) nasceu em Skopja, capital da atual república da Macedônia. Aos 21 anos ela mudou seu nome para Teresa e ingressou em um convento em Calcutá. Onze anos depois ela deixou o convento para trabalhar nos bairros mais pobres da cidade, onde fundou em 1946 a Congregação das Missionárias da Caridade.

Irmão Sol, Irmã Lua

Sinopse:

A trajetória da vida de São Francisco de Assis (Graham Faulkner), que quando jovem era filho de comerciantes ricos e desfrutava de vinho, mulheres e canções sem ter nenhuma preocupação. Quando a guerra e a doença assolam a região onde vive, ele sofre uma grande transformação. Ao aparecer diante do bispo local e tirar suas roupas renuncia sua vida prévia para se dedicar a Deus. Mas sua pregação só iria chegar ao ápice ao ir para Roma, para ter uma audiência com o papa Inocêncio III (Alec Guinness).

Perfume

Sinopse:

Paris, 1738. Jean-Baptiste Grenouille (Ben Whishaw) nasceu em um mercado de peixe, onde sua mãe (Birgit Minichmayr) trabalhava como vendedora. Ela o tinha abandonado, mas o choro de Jean-Baptiste faz com que seja descoberto pelos presentes na feira. Isto também faz com que sua mãe seja presa e condenada à morte. Entregue aos cuidados da Madame Gaillard (Sian Thomas), que explora crianças órfãs, Jean-Baptiste cresce e logo descobre que possui um dom incomum: ele é capaz de diferenciar os mais diversos odores à sua volta. Intrigado, Jean-Baptiste logo demonstra vontade de conhecer todos os odores existentes, conseguindo diferenciá-los mesmo que estejam longe do local em que está. Já adulto, ele torna-se aprendiz na perfumaria de Giuseppe Baldini (Dustin Hoffman), que passa por um período de pouca clientela. Logo Jean-Baptiste supera Baldini e, criando novos perfumes, revitaliza a perfumaria. Jean-Baptiste cada vez mais se interessa em manter o odor de forma permanente, o que faz com que busque meios que possibilitem que seu sonho se torne realidade. Só que, em suas experiências, ele passa a tentar capturar o odor dos próprios seres humanos.

Forrest Gump – O Contador de Histórias

Sinopse:

Quarenta anos da história dos Estados Unidos, vistos pelos olhos de Forrest Gump (Tom Hanks), um rapaz com QI abaixo da média e boas intenções. Por obra do acaso, ele consegue participar de momentos cruciais, como a Guerra do Vietnã e Watergate, mas continua pensando no seu amor de infância, Jenny Curran.

As 5 Alternativas Psicológicas da Realidade Espiritual por Divaldo Franco

Transtornos Psicológicos – Auxílio do Espiritismo nos Tratamentos por Divaldo Franco

Palestra – Doenças do Corpo, Doenças da Alma e as Terapias Espíritas por Alberto Almeida

The Biography Channel – Sigmund Freud

  FILME SEXO – DROGAS E ROCK  – Os conflitos da juventude e a fuga para as drogas, sexo e violência

    ELAS NÃO SÃO MAIS GATINHAS – Comportamentos impulsivos, violentos e conflituosos.

MEMENTO – Um ladrão ataca um casal, terminando por matar a mulher e deixando o homem à beira da morte. Porém, ele sobrevive e a partir de então passa a sofrer de uma doença que o impede de gravar na memória fatos recentes, o que faz com que ele esqueça por completo o que acontece poucos instantes antes.

CRIME E CASTIGO O livro é considerado como um dos pilares para os estudos da psicanálise, em conjunto com  outras obras do mesmo autor. Trata sobre os conflitos criados em um jovem estudante após cometer um crime, o assassinato de uma velha usurária, para conseguir dinheiro. Este crime desencadeia uma série de reações no personagem que nos levam a perceber em nós mesmo a fragilidade da sanidade e da consciência.

GOOD WILL HUNTING – Em Boston, um jovem de 20 anos (Matt Damon) que já teve algumas passagens pela polícia e é servente de uma universidade, revela-se um gênio em matemática e, por determinação legal, precisa fazer terapia, mas nada funciona, pois ele debocha de todos os analistas, até se identificar com um deles.

DIAS DE NIETZSCHE EM TURIM – O filme recria os meses vividos pelo filósofo alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900) na cidade de Turim, na Itália, entre abril de 1888 e janeiro de 1889, período de grande fertilidade para o pensador. Foi lá que ele escreveu alguns de seus textos mais luminosos (Ecce Homo, Crepúsculo dos Ídolos, Os Ditirambos, entre outros) e entregou-se radicalmente a suas próprias idéias, transpassando e deixando-se transpassar por todos os signos: das artes, das ciências e da vida. Foi quando silenciou. Caminhante curioso e incansável, muito observou a cidade e explorou seus prazeres. Nietzsche fazia suas anotações, registrava suas imagens em um caderno que levava sempre consigo. Estes apontamentos são uma linha de fuga de sua existência observações, relatos, aforismos, idéias, cartas e nos mostram todo um cosmo espiritual e físico, um homem que pensa, que descobre, que cria, incansável. Homem resistente que produz um raio cujo risco fortalecerá a sensibilidade humana.

A CELA – Dentro dos confins de uma fazenda abandonada, Carl Stargherum assassino cruel e psicologicamente instável, construiu “A Cela”, uma câmara para onde ele leva suas jovens e inocentes vítimas, antes de dar início a um sádico ritual pós-morte com seus corpos. Uma terapeuta infantil que utiliza um avançado estudo neurológico que, misturado com habilidades empáticas e tecnologia de ponta, permite que alguém entre na mente de pessoas catatônicas, no intuito de ajudá-las a voltar à realidade. Com a vida de uma jovem em perigo, Catherine concorda em usar o avançado método no próprio Carl Stargher, no intuito de descobrir qual é a localização da Cela, com a própria terapeuta entrando na mente do assassino.

A SECRETARIA – Lee Holloway (Maggie Gyllenhaal) é uma mulher de 20 e poucos anos cheia de manias. Depois de uma breve estada em um hospital psiquiátrico, Lee volta à Flórida, sua cidade natal. Tentando se ajudar, começa um romance com um amigo da faculdade e consegue um emprego de secretária em um escritório de advocacia. Lee logo sente uma irresistível atração pelo seu chefe, Mr. Grey (James Spader). Em um relacionamento bizarro, Lee mostra sua personalidade masoquista até encontrar uma maneira de se auto-afirmar.

ALEXANDRE – O filme mostra o trajeto do conquistador durante esses anos de conquistas, assim como o relacionamento que ele mantinha com Hefestion, e o apega a mãe.

MARQUES DE SADE – Vivendo em um asilo ao término de sua vida, o Marquês de Sade (Geoffrey Rush) torna-se amigo do diretor do asilo em que reside, Abbe Coulmier (Joaquin Phoenix). Com ele o Marquês troca confidências a respeito da afeição de ambos para com a lavadeira do asilo, Madeleine (Kate Winslet). A amizade de ambos cresce cada vez mais, até que Napoleão Bonaparte envia ao asilo um conceituado médico (Michael Caine), no intuito de curar o Marquês de sua suposta loucura. Entretanto, a vinda do médico apenas faz com que o caráter rebelde do Marquês fique cada vez mais forte.

O Aviador, realizado por Martin Scorsese e escrito por John Logan, relata a história de uma das figuras mais marcantes da América do Século XX, Howard Hughes (Leonardo DiCaprio), o excêntrico multimilionário da América dos anos 30.

O DIABO VESTE PRADA – Andrea (Anne Hathaway) é uma jovem que se muda para Nova York a fim de tentar uma carreira como jornalista. Ela consegue um emprego na maior revista de moda da cidade, editada pela poderosa Miranda Priestly (Meryl Streep), mas tem sérios problemas com as exigências do novo emprego, incluindo as tarefas absurdas ordenadas pela chefe.

O SORRISO DE MONALISA – Em 1953, quando o papel das mulheres era rigidamente definido, a professora de história da arte Katherine Watson (Roberts) começa a lecionar na famosa faculdade feminina Wellesley College, que apesar de sua reputação acadêmica é um ambiente onde o sucesso é medido pelo casamento das alunas.

PERFUME – Jean-Baptiste Grenouille (Ben Whishaw) nasceu com o olfato mais apurado do mundo. Por isso, encontrou uma prolífica – porém nada reconhecida – carreira como criador de perfumes. No entanto, sua constante busca pelo aroma perfeito o leva a caminhos perigosos.

PRESENÇA DE ELENA – enna Elfman estrela este suspense psicológico sobre uma mulher perturbada que se envolve num perigoso relacionamento com um homem casado (Sam Robards). Ela é jovem, inteligente e bonita. O romance era verdadeiro, ardente e apaixonado. Mas havia um intrigante detalhe: ele jurava que nunca tinha acontecido nada. Quem está falando a verdade?

TROPA DE ELITE –  O filme retrata o dia-a-dia do grupo de policiais e do Capitão Nascimento (Wagner Moura), membros do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais). EOCENTRISMO E NARCISISMO

UM ESTRANHO NO NINHO – Um condenado passa por louco para conseguir a transferência para um manicômio. Lá ele faz amizade com os internos e os incentiva a agir de forma independente, ganhando também a inimizade da enfermeira-chefe

UMA MENTE BRILHANTE é um drama intensamente humano, inspirado nos eventos da vida de um gênio de verdade – o matemático John Forbes Nash, Jr

SALO – Na província italiana de Saló no norte de Itália que estava controlada pelos nazistas em 1944. A história passa-se enquanto relatam as histórias de Dante e de Sade: o Círculo das Manias, o Círculo da Merda  e o Círculo do Sangue. Durante essas seções, os jovens são violentados, submetidos a torturas cruéis e executados enquanto são observados pelos depravados dirigentes. Um filme que suscita polêmica, desde a época do seu lançamento, até hoje. Muitos o elogiam por sua ousadia em mostrar , de forma agressiva até, cenas que ninguém se atreveria a mostrar tão francamente. Outros o condenam ferozmente, taxando-o de pretensioso e apelativo. O filme foi proibido em vários países devido ao seu conteúdo, onde são mostradas cenas de violação, tortura e assassinato. Proibido na maioria dos países  –

UM CÃO ANDALUZ-Á luz da psicanálise, Buñuel e Dali exploram o inconsciente humano, numa sequência de cenas oníricas. A IDADE DE OURO- Imagens surrealistas que visam libertar o homem das amarras impostas pelo moralismo da sociedade e suas instituições.

A IRA DE UM ANJO – ADOÇÃO-DUPLA PERSONALIDADE”- Catherine tem 7 anos, e junto com seu irmão Eric são adotados pela família Tyler. No inicio tudo parece normal, mas Catherine começa a apresentar um estranho comportamento. Seus pais precisam da ajuda de uma profissional, pois a casa virou um campo de batalha.

 ALEM DA TERAPIA – Bruce conseguiu conhecer uma garota através de um anúncio de jornal. Mas Prudence, ao conhecê-lo num restaurante, logo vê que trata-se de um piradão. O problema é que o psiquiatra de Prudence tem um caso com a psiquiatra de Bruce.

ALUCINAÇÕES DO PASSADO Um drama ousado e intenso que explora a linha fina que separa a realidade da ilusão, entre a ameaça verdadeira e os terrores escondidos da mente.- Alguma coisa está acontecendo com Jacob, ele luta p/ preservar a sanidade e começa uma busca por uma explicação

ATRAVES DE UM ESPELHO – A frágil Karin, que afetada por crises de loucura, entra em conflito com seus familiares, durante as férias de verão numa ilha distante. Um drama psicológico intenso em que Bergman disseca o  processo de degradação de uma família.

CABO DO MEDO – Depois de quatorze anos na prisão, o atormentado psicopata Max Cady ressurge com uma única missão em mente: vingar-se de seu advogado Sam Bowden. Com imagens impressionantes e atuações brilhantes de um elenco estelar, Cabo do Medo é um mergulho assustador, guiado por um maníaco que não desiste diante de nenhuma ameaça.

 CRIA CUERVOS –  Ana e suas tristes lembranças de 20 anos atrás, quando aos nove anos, ela vê seus pais morrerem em um pequeno espaço de tempo. Na época, sozinha, Ana pensava ter uma estranho poder sobre a vida e a morte de seus familiares, junto com o sentimento de culpa, por achar-se a responsável pela repentina morte do pai.

 DA VIDA DAS MARIONETES – O filme traz um profundo estudo da psicologia humana. Fala sobre assassinatos,vícios e drogas – Assassinato de prostituta por homem perturbado por angústia, é analisado exaustivamente.

FRANCES  Biografia romantizada da atriz Frances Farmer, que chocou a sociedade da década de 30 por suas posições políticas e postura avançada, sendo pressionada até a loucura por não se adaptar aos padrões da época.

GEMIDOS DE PRAZER Uma psicóloga se deixa afetar pelos sonhos eróticos de sua paciente. Quando se dá  conta percebe que está totalmente envolvida. Acontecem coincidências, as vezes propositais desembocando em um assassinato.

GENTE COMO A GENTE –  Familia modelo com uma casa fantástica num bairro elegante de Chicago, vê-se completamente perdida diante da perda de um dos filhos.Conrad o filho mais novo do casal sente-se culpado pela morte acidental do irmão e recebe o desprezo materno, recorrendo a psicanálise p/ fugir de impulsos suicidas.

Essa deliciosa comédia se passa em Barcelona, em 1913. Alma é uma mulher moderna para seu tempo que chega em casa e encontra León, seu marido, com os olhos cheios d´agua. Ele é psiquiatra e conheceu o Dr. Freud. Daí em diante o pobre homem nunca mais foi o mesmo.

LEOLO  –  É com doçura que Leolo escreve suas observações sobre os caminhos do mundo num pequeno caderno. Suas memórias falam de sua vida e a família ATORMENTADA PELA LOUCURA. Ele se vê cada vez mais, sendo arrastado pela INSANIDADE de sua familia e tenta escapar, vivendo uma vida criada pela sua imaginação.

 MR JONES – A história do poder do amor de duas diferentes formas; iluminando a extraordinária complexidade das condições de um MANÍACO-DEPRESSIVO e examimando o frágil relacionamento na relação entre médico e paciente, no instável mundo da saúde mental

 SYBIL – “Destaque após famoso caso de Sybil” – A ciência e profissionais da área levantam dúvidas sobre o distúrbio. É um diagnóstico ou uma perigosa moda passageira? Seria criado na terapia e não na infância, alegam estudiosos onde observam que pessoas em “Estado Hipnótico” podem fazer papel de vítimas de abduções extraterrestres e de vidas passadas. Não poderia ocorrer o mesmo com a “Personalidade Múltipla? – Um documentário polêmico e necessário.

NOITE DE DESAMOR – “EPILEPSIA – SUICIDIO” – Um estudo emocional sobre as tentativas de uma mãe de impedir que a filha epiléptica, com um casamento falido e um filho delinquente cometa suicídio. A mãe só percebe o grau de depressão da filha quando os planos de suicídio se tornam muito aparentes.

 O ENIGMA DAS CARTAS – Uma menina, que traumatizada pela morte do pai, constrói ao redor de si um imenso castelo de cartas e ali permanece fechada p/o mundo.O psiquiatra,procura desvendar esse comportamento enigmático através dos seus conhecimentos científicos e a mãe usa da intuição mat erna p/ solucionar o enigma

KASPAR HOUSE – “Um filme indispensável para educadores e psicologos” – Baseado em registros históricos – Um jovem encontrado perdido numa praça em 1828. Ele não falava e não conseguia ficar em pé. Passara a vida inteira trancado num porão.Seria possível civilizá-lo?

O ESPELHO – Discute a complicada vida espiritual do homem contemporâneo, com suas buscas morais e estéticas. É o mais autobiográfico trabalho do célebre Tarkoviski, aonde ele reflete sua memórias cheia de angústias, desgraças e alegrias no garoto Alexéi.

 O GAROTO SELVAGEM – Baseado em fatos reais” – O drama de um garoto, que supostamente nunca teve contato com a sociedade do mundo civilizado. Ele não anda como um bípede, não fala,não lê e nem escreve. Ele é resgatado por volta de doze anos de idade e passa a ser objeto de estudo de um professor ganancioso.

O ILUSIONISTA –  Repleto de lances aparentemente sem sentido, mas de inquietantes significados psicológicos.Mostrando a loucura e a esquizofrenia.Versão surrealista do episódio bíblico sobre Caim e Abel.Dois irmãos ambiciosos, cada qual com o seu talento:um pretende ser showman, o outro, doente mental, prefere uma vida pacata.

O PRINCIPE DAS MARES –  Criado em uma família com um passado terrível,que o deixou marcado e tornou sua irmã suicida, Tom vai p/ N.York e lá conhece a psiquiatra Susan. Numa tentativa desesperada de recuperar a sanidade de sua irmã e salvar a própria alma, Tom e Susan começam uma busca profunda.

O SENHOR DAS MOSCAS – Através das interpretações expressivas e competentes de seu jovem elenco, esta impressionante aventura explora os recantos obscuros e sombrios da mente humana, contando a história de um grupo de adolescentes que é aremessado em um mundo imenso, no qual lei e confiabilidade são governadas pela necessidade de sobrevivência.

 PERSONA – Uma atriz teatral de sucesso sofre uma crise emocional e emudece. Para se recuperar, parte p/ uma casa de campo. Sob os cuidados de uma enfermeira, que a admira e tenta compreender a razão de seu silêncio. Isoladas elas desenvolvem uma relação de forte intensidade emocional.

QUEREM ME ENLOUQUECER – Agressiva,anti-social, sua própria familia não a aceita.Cláudia matou um homem e para que não incomode mais a sociedade, a Justiça quer interná-la em uma instituição para doentes mentais. Ela declara guerra à Justiça de N.York,à psiquiatra, à sua familia e à seus proprios demônios.”O que é sanidade e o que é loucura?Quais os limites entre os dois?

SHINE –   “Baseado na verdadeira história do pianista Australiano David Helfgott” – Quando David é aceito numa prestigiada academia de música em Londres, ele sai de seu ambiente opressor e segue sua paixão pela música clássica. Mas a rejeição de seu pai e a pressão p/ que domine com perfeição os concertos,  o levam ao desequilíbrio mental.

 O SONHO DE MULHERES “Um sofisticado estudo da psicologia feminina” -Os tormentos, os sonhos e as relações amorosas de duas mulheres: Susanne, diretora de um estúdio de moda em Estocolmo e Doris, uma jovem e inexperiente modelo fotográfica.

 RESTEMUNHODO SILENCIO – PSICOLOGIA/AUTISMO” – Não há pistas, nem motivos, nem suspeitos. E a única testemunha ocular sabe que nem tudo poderá ser dito. Ele é uma criança autista de nove anos cujas memórias do brutal massacre dos seus pais estão seladas dentro dele – a não ser que um determinado e carinhoso psicologo infantil possa acessá-las.

TIA DANIELE – Viúva desde o fim da guerra, Danielle, aos 80 anos tem muita vontade de viver p/ prolongar o único prazer que lhe resta: praticar diariamente perversidades em quem está proximo. Ela se torna tão insuportável que seu sobrinho contrata Sandrini p/ tomar conta de Danielle, é aí que ela tem uma surpresa, encontra alguem que tem um comportamento assim como o dela.

O PADRE – As regras e tabus da Igreja Católica são colocadas em cheque quando o jovem Padre Greg chega a uma pobre comunidade de Liverpool….Uma noite o Padre tira sua batina, veste uma jaqueta de couro, vai p/ um bar gay e vive sua grande contradição, entre sua vocação e sua própria natureza.

MINHA VIDA EM COR DE ROSA – O que fazer quando um garoto decide só se vestir de menina e se comportar como se fosse uma? Tal situação que causa gargalhadas em uns, indignação em outros e espanto em todos é o centro dessa premiada produção, que trata de forma inteligente a delicada questão da sexualidade do introspectivo Ludovic.

O ANJO AZUL – O filme destaca mais o perfil psicológico dos personagens do que pelo uso do som. Uma cantora de cabaré capaz de enlouquecer um severo e despótico professor de literatura até levá-lo às mais cruéis humilhações.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Política de Privacidade