Fórum

arrow_back

O LIVRO QUE KEANU REEVES PRECISOU LER ANTES DE FAZER O FILME MATRIX

Ricardo Dih Ribeiro

26/10/2021 20:33:58

Numa das entrevistas realizadas pós-produção do filme Matrix, Keanu Reeves(NEO), falou da alegria em participar de um projeto num dos assuntos que mais interessava a ele, a existência da humanidade, um tanto filosófico. Porém, para que pudesse entrar nesse horizonte onde todo o “conhecimento” da realidade que aprendemos a prestar atenção pudesse ser questionado, foi preciso se preparar e mergulhar em leituras “fora da caixa”, uma delas foi a obra chama Simulacros e Simulações, de Jean Baudrillard(1929 a 2007), filósofo francês.

DO QUE TRATA Segundo a obra, a realidade deixou de existir, e passamos a viver a representação da realidade, difundida, na sociedade pós-moderna, pela mídia. Radicalmente irônico, mas com fundamentos, Baudrillard defende a teoria de que vivemos em uma era cujos símbolos têm mais peso e mais força do que a própria realidade. Desse fenômeno surgem os “simulacros”, simulações malfeitas do real que, contraditoriamente, são mais atraentes ao espectador do que o próprio objeto reproduzido.

QUEM ESCREVEU

Jean Baudrillard (1929) começou sua carreira como professor de sociologia na Universidade de Nanterre, em Paris. Em 1977, ganhou projeção com a publicação do livro Esquecer Foucault e, mais tarde, ganhou fama e popularidade ao decretar “o fim dos tempos”, em suas teorias sobre o poder da mídia na sociedade pós-moderna.

POR QUE MUDOU A HUMANIDADE

Porque expõe uma nova ótica sobre as mudanças impingidas pela mídia navida contemporânea. O livro direcionou e ainda direcionará estudiosos sobre a era em que vivemos, pós-internet. Baudrillard utilizou uma linguagem irônica que o tornou popular a ponto de inspirar filmes americanos, como os recentes Truman Show (1998) e a série Matrix (1999). O autor, inclusive, deu entrevistas a meios de comunicação brasileiros recentemente, após o lançamento de Matrix (o filósofo, inclusive, assumiu não ter gostado).

Ele aborda brevemente o significado mais profundo de novo, mas também fala sobre os 3 livros que ele tinha que ler antes de atuar, obviamente, para ganhar uma compreensão mais profunda sobre o que o filme queria dizer ao mundo; se você está curioso para saber os nomes dos livros então ai está, o primeiro foi ”Simulacros e Simulação” por Jean Baudrillard. O segundo é ”Fora do Controle” por Kevin Kelly e o terceiro é ”Psicologia Evolutiva” por Dylan Evans. Cada livro é relativamente sobre como abrir sua mente para o mundo que nos cerca. O primeiro, Simulacros e Simulação esta sendo vendindo na Amazon em formato de capa dura! Felizmente, para os interessados você pode obter pegar uma cópia mais barata em alguns sites na internet.

Fonte: super.abril.com.br

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Política de Privacidade