Fórum

arrow_back

RELÓGIO CÓSMICO

Ricardo Dih Ribeiro

26/10/2021 19:47:54


A medicina chinesa, se estudada, provavelmente não parará nunca de te surpreender. São tantos detalhes e tantas descobertas referentes ao corpo humano que são capazes de nos deixar perplexos e até nos fazer perguntar como nunca tínhamos pensado nisso. Pois bem, a sabedoria milenar também usa um relógio cósmico para explicar o funcionamento do nosso corpo e, principalmente, para cuidar dele de uma melhor forma.

O relógio cósmico, segundo a medicina chinesa, basicamente significa a indicação de que a cada hora do dia uma parte do nosso corpo estará em plena atividade energética. Obviamente, temos um ciclo de energia percorrendo todo o nosso corpo durante o dia, mas em determinados períodos esta energia se expande de forma significativa em determinadas áreas. Seguindo este relógio cósmico, a medicina sabe como aplicar da melhor forma e em melhores horários práticas como a acupuntura, massagens e até mesmo ter indícios de que determinado órgão não funciona como deveria – se a reclamação do paciente for de dor ou indisposição sempre na mesma hora do dia.

A energia inicia seu ciclo de concentração no Meridiano do Pulmão e segue a seguinte ordem: Meridiano do Intestino Grosso, Estômago, Baço-Pâncreas, Coração, Intestino Delgado, Bexiga, Rins, Circulação-Sexualidade, Triplo Aquecedor, Vesícula Biliar e termina no Fígado. Em seguida, o ciclo se reinicia, dia após dia.

Se seguirmos a ideia do relógio cósmico teremos uma vida com mais saúde e um corpo em pleno funcionamento. Saiba abaixo em qual horário cada meridiano recebe sua carga energética concentrada e quais as principais indicações para o período.

3h às 5h – Pulmão
É o primeiro órgão a acordar, pois é o responsável por levar a energia para todo o corpo. Também direciona o sangue e, principalmente, o oxigênio. Por conta disso, é o melhor horário indicado para a meditação, prática baseada na respiração.

5h às 7h – Intestino Grosso
O horário em que a maioria das pessoas acorda para iniciar o dia é também o mais indicado para esvaziar o intestino, já que concentrando energia ele está com sua potência máxima para expelir tudo aquilo que não é necessário para nosso organismo. Se seu intestino não costuma funcionar neste horário, é porque precisa ser estimulado.

7h às 9h – Estômago
Com a função de digestão, é o melhor horário para nos alimentarmos. Fazer um café da manhã reforçado neste período garante energia para o restante do dia. Caso a alimentação não aconteça neste horário, porém, pode acontecer o contrário e você se sentirá fraco pelas próximas horas.

9h às 11h – Baço
Em sequência à atividade do ciclo anterior, o baço irá usar todos os alimentos ingeridos e transformá-los em energia. Caso não consiga se alimentar no período anterior, aproveite este e não perca tempo. Garanta sua dose de energia diária!

11h às 13h – Coração
Um horário em que devemos fazer uma pausa, almoçar e relaxar o máximo possível. O coração não gosta de situações estressantes e também não se adapta a ambientes muito quentes. Então, neste intervalo, faça sempre o que estiver ao seu alcance para sair da rotina e aproveitar a calmaria.

13h às 15h – Intestino Delgado
A primeira hora dessa fase pode ser usada ainda para o almoço, mas na sequência é necessário evitar o trabalho pesado. A digestão está sendo feita e a energia também está se concentrando em ser gerada e distribuída para o restante do corpo. Assim como na fase do café da manhã, não se alimentar corretamente acarreta um cansaço extremo.

15h às 17h – Bexiga
Se bem alimentado e hidratado, este é o melhor período do dia para se dedicar a atividades importantes. Neste horário, temos um pico de energia e nos sentimos mais dispostos, vigorosos e até mesmo mentalmente estimulados e criativos.

17h às 19h – Rins
Na sequência do pico de energia começamos a sentir um declínio do vigor. O cansaço do dia começa a bater. Comer alguma coisa salgada pode estimular as funções dos rins e nos dar mais algumas horinhas de produtividade.

19h às 21h – Pericárdio ou Circulação-sexualidade
O horário é indicado para fazer atividades relaxantes ou relacionadas ao convívio familiar e amoroso. É neste horário que precisamos puxar o freio de mão nas atividades e induzir o sono, relaxar de todo o dia que tivemos e preparar o corpo para o merecido descanso.

21h às 23h – Meridiano Triplo Aquecedor
O período indicado para dormir. É um meridiano relacionado com diversos órgãos do nosso corpo, ativa a proteção e a gestão deles. O horário pode ter variação de alguns minutos de acordo com a estação do ano: mais cedo no inverno e mais tarde no verão.

23h à 1h – Vesícula biliar
Aqui o ato de dormir não é mais uma escolha, mas sim uma necessidade. Se o sono não for colocado em dia você sentirá automaticamente uma perda de energia instantânea.

1h às 3h – Fígado
O fígado é responsável pela capacidade de desintoxicação do nosso corpo, mas ele só consegue isso em repouso. Dormir ainda é a melhor forma de desfrutar deste período.

(Roberta Lopes – Equipe Eu Sem Fronteiras)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Política de Privacidade