Fórum

arrow_back

AS 10 DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS MAIS COMUNS.

Ricardo Dih Ribeiro

11/10/2021 19:30:58


A palavra psicossomática é de origem grega. É uma junção de duas palavras gregas: psique (psico – alma) e soma (corpo). E, deste modo, uma doença psicossomática é aquela que não é exclusivamente somática, corporal, mas tem origem na psique, na alma. Evidente que é difícil dizer com clareza o que é a psique. Porém, a ideia é simples: a psique inclui tudo o que não conseguimos localizar no corpo de uma maneira específica: nossas emoções, sentimentos, pensamentos. Mesmo com as descobertas da neurociência, ainda há muitas questões a serem esclarecidas quanto à localização no cérebro.

Uma doença psicossomática pode não se manifestar se a pessoa estiver bem e reaparecer quando o paciente estiver com outros problemas associados.

  1. Dores musculares

Talvez neste momento, movimentar-se na vida esteja se tornando difícil para nós. Não estamos com boa flexibilidade seja em relação a nós mesmos, em casa ou no local de trabalho. Vamos tentar entender como melhorar a situação.

  1. Dor de cabeça

Dores de cabeça limitam o nosso processo de tomada de decisão. Talvez aconteça de termos enxaqueca justamente quando estamos prestes a tomarmos uma decisão. Seria o caso de dar um tempo para se dedicar ao relaxamento e à alguma atividade agradável, que possa aliviar a tensão.

  1. Dor de garganta

Dor de garganta indica que estamos tendo um momento difícil em perdoar os outros e a nós mesmos. Devemos tentar sentir uma maior empatia e carinho em relação a nós e aos outros. Assim, será mais fácil perdoar.

  1. Gengivas inflamadas

Talvez outras pessoas ao seu redor estejam tomando decisões que não seriam toleradas e que podem ser contrárias à sua maneira de pensar. Seria melhor tentar discutir e esclarecer os fatos.

  1. Dor no ombro

Pode significar que você está carregando em seus ombros uma grande carga emocional. Tente se esforçar mais para resolver seus problemas, mas também em compartilhar esse fardo com outras pessoas próximas.

  1. Dor de estômago

Temos dores no estômago quando não digerimos bem uma refeição, mas também quando é difícil “engolir” uma situação desagradável da nossa vida.

  1. Dor nas costas (na parte de cima)

Dor na parte superior das costas indica que você precisa de apoio emocional. Talvez você tenha a impressão de que ninguém te ame. Aproveite o momento para conhecer novas pessoas.

  1. Dor nas costas (na parte inferior)

Dor na parte inferior das costas pode indicar alguma preocupação com dinheiro, um pouco em falta no momento, mas também significa uma sensação de vazio emocional.

  1. Dor no cóccix e osso sacro

Talvez seja a hora de enfrentar uma questão importante que foi sendo adiada com o tempo. Melhor examiná-la a fundo e ir em busca da solução. Você não pode mais ficar sentado sobre o problema, é hora de se mover!

  1. Dor de cotovelo

Dor de cotovelo tem a ver com a resistência à mudança. Talvez seja hora de ousar e de se abrir para as coisas novas da vida ou pelo meno,s de se libertar.

Lembre-se desse parâmetro para fazer uma pré-avaliação sobre si mesmo, mas sempre que sentir um desconforto procure um profissional da saúde que poderá orientá-lo adequadamente e verificar não apenas os sintomas, as todas as possíveis origens.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Política de Privacidade